fbpx

Moradora quer alteração em ponto de ônibus

A moradora Paola Nørremose procurou o jornal para avisar que registrou uma demanda na BHTrans: “Moro perto de um ponto de ônibus na Rua Caraça, em frente ao nº 530, na esquina com Rua Santa Helena. Desejo a mudança de localização desse ponto para mais perto do EPA e a implantação de abrigo para passageiros”.

Paola justifica que esse ponto, onde operam as linhas 102, 107, 2102 e 8150, fica muito próximo do supermercado e é utilizado por pessoas que acabaram de realizar suas compras e precisam carregar volumes pesados até o local. “Os passageiros não têm lugar para esperar sentados pelo ônibus e acabam expostos a sol e chuva. Alguns até ficam sentados no meio-fio do outro lado da rua. Ainda por cima, o ônibus para exatamente na esquina, dificultando a visibilidade dos pedestres que atravessam a Rua Santa Helena, pois os carros surgem de repente por detrás do ônibus”.

Fomos ao local para estudar a situação e procuramos a BHTrans a fim de sugerir a mudança do ponto de ônibus para um pouco mais adiante, como mostra a foto. A empresa informa que a questão já está em processo de análise: “Para implantação ou mudança de um ponto é feita uma avaliação das linhas que operam nele, o funcionamento do trânsito local, a existência de estacionamentos regulamentados, a presença de estabelecimentos comerciais, dentre outros”.

O ponto poderia ser deslocado mais para frente, onde mostra a seta vermelha

Segundo a BHTrans, o ponto atual fica entre uma garagem e uma esquina e, por causa do pouco espaço, não é possível instalar um abrigo para passageiros. “São cerca de 9 mil pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo em BH, sendo 3 mil com abrigos, instalados onde as pessoas normalmente aguardam a chegada do ônibus”.

Ainda de acordo com a BHTrans, no interior das regiões da cidade, como no referido ponto, os abrigos são implantados, prioritariamente, nas principais vias coletoras, que fazem a ligação dos bairros com grandes avenidas e permitem o acesso ao Centro. “O modelo varia conforme as dimensões das calçadas, que não são tão amplas. Os recursos financeiros só para a instalação dos abrigos de menor porte vão de R$ 6 mil a R$ 10 mil, sem considerar a manutenção. Em passeios muito estreitos é inviável implantar um abrigo, pois há necessidade de espaço livre para os pedestres”. O jornal PLANETA SERRA vai acompanhar a demanda e espera divulgar novidades em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *