fbpx

A importância de ter carteira de motorista

Hoje há várias maneiras de se locomover, mas ter carro próprio ainda é importante: “O jovem pode não tirar carteira logo aos 18 anos, mas ainda somos muito dependentes do carro próprio. Pode até garantir um emprego”, argumenta Antônio Ferreira, diretor da Autoescola Monteiro. Segundo ele, que trabalha no ramo desde 1964 (56 anos de experiência), fazer autoescola é como uma faculdade, muito importante na formação: “O condutor vai para as ruas com muito mais confiança, o que significa menos acidentes”.

Mas vale ter atenção ao escolher a autoescola: “Todas precisam ser credenciadas no Detran. Assim, o aluno tem certeza de que a empresa é fiscalizada e há qualidade no serviço prestado”. A Monteiro, fundada em 2003, tem filial na Serra desde 2005: “Optamos pelo bairro por causa do número de habitantes e do fluxo de pessoas e veículos na Rua do Ouro”.

Carteira em três meses

O candidato pode tirar a carteira em três meses, mas cada um tem seu tempo. “Quem nunca dirigiu pode precisar de mais aulas de direção”, explica Antônio Ferreira. Depois de passar no psicotécnico, o aluno precisa frequentar 45h/aula de legislação, o mínimo exigido para fazer a prova teórica: “As aulas são de 50 minutos e ocorrem de segunda a sexta, de 9h até as 12h e de 15h até as 20h. Nosso diferencial é ter a presença do instrutor de direção na sala. Nosso índice de aprovação é de 82%, acima dos 60% exigidos”. Antônio explica que o aluno pode fazer até dez aulas por dia se quiser adiantar sua formação.

As aulas de direção também são de 50 minutos, com mínimo de 20h/aula para primeira habilitação e 15h/aula para adição de categoria: “Os horários são de segunda a sexta, de 7h até às 20h, mas em alguns casos podemos oferecer aulas aos sábados”. A empresa tem dez instrutores e oito veículos com no máximo quatro anos, ar condicionado e vidros elétricos. “Não admitimos instrutor iniciante, só com pelo menos dois anos de experiência. Em média, os nossos têm entre seis e oito anos de vivência”, explica Antônio.

Fred Maciel, também diretor da Monteiro, questiona o rigor das provas de direção: “O Detran também exige 60% de aprovação nelas, mas em MG nenhuma autoescola atinge esse índice. O nosso está na média, em torno de 35%. Será que nenhuma autoescola mineira é de qualidade ou a exigência dos examinadores que é muito alta?”. Antônio Ferreira completa afirmando que encostar no meio-fio não deveria reprovar o candidato.

Habilitação para Moto

A Autoescola Monteiro também oferece aulas de habilitação de moto, que são realizadas no pátio de uma empresa parceira. “O candidato só trafega de primeira marcha no treinamento e no exame. É um absurdo o aluno tirar carteira sem andar na rua”, questiona Antônio. Para ele, o ideal seria o motociclista treinar no trânsito após ser aprovado.

A Monteiro ainda oferece aulas para habilitados: “Muitos acabam ficando sem dirigir por vários anos, mesmo renovando a carteira. Não há número mínimo de aulas, o importante é ter segurança para conduzir sozinho um veículo”.

A Autoescola Monteiro mantém os mesmos preços desde 2015 e oferece três planos de pagamento: “O aluno pode ir acertando etapa por etapa, mas oferecemos um pacote com tudo incluído por R$ 1.674,00 em 6x sem juros. Quem pagar à vista tem 8% de desconto, saindo a R$ 1.540,00”.

Que tal se tornar o mais novo motorista habilitado da Serra?


Anunciantes desta edição

previous arrow
next arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *