fbpx

Casa Pinheiro, a extensão do ambiente familiar

O que significa o idoso ter qualidade de vida? Para Carolina Trindade, coordenadora da Casa Pinheiro, não é a ausência de doenças ou limitações, mas a conservação da autonomia apesar delas: “Estimulamos a capacidade de cada morador que chega à casa de realizar as atividades da vida diária, com supervisão da equipe”.

Inaugurada em 15 de março de 2019 em homenagem a Dr. Marcio Pinheiro, psicanalista e psiquiatra que morou no imóvel e foi idealizador de projetos inovadores, a Casa Pinheiro aceita pessoas a partir dos 60 anos: “Fazemos uma avaliação de admissão para conhecer quem é esse morador, qual sua situação clínica e dinâmica familiar, assim conseguimos tornar sua estadia a mais confortável possível”.

Algo muito importante para a Casa Pinheiro são a permanência e o reforço dos laços: “Trazer o idoso para a casa não significa um afastamento familiar”, explica Carolina. De acordo com ela, a instituição está aberta a visitas dos familiares de domingo a domingo, sem tempo determinado: “Se algum familiar quiser passar o dia com o idoso, almoçar, sair para passear com ele… tudo isso é possível e desejável”.

Instalações e atividades

A Casa Pinheiro conta com dormitórios individuais, coletivos (duplos e triplos) e suítes, com seis refeições diárias elaboradas por uma nutricionista, além de serviço de limpeza, lavanderia, telefone, internet wi-fi, Netflix. Porém, a instituição não está aberta apenas para moradores permanentes: “Recebemos pessoas para passar o dia (um a sete dias por semana), que atende quem deseja ter uma rotina diferente, e por temporada (fim de semana, 15 dias ou um mês, por exemplo), no caso de a família precisar se ausentar”.

Em todas as modalidades são oferecidas atividades variadas de terapia ocupacional (pintura, as que envolvem memória, leitura, poesia) toda semana, de acordo com os interesses dos moradores: “Temos uma sala de atividades com vários materiais como tinta, lápis de cor, argila, biscuit etc. Tudo num ambiente protegido e com cuidadores 24h e equipe capacitada”. Além das atividades internas, a Casa Pinheiro também organiza idas a cinema, teatro, exposições etc. Segundo Carolina, a dimensão do laço social é importante para todos, principalmente para os idosos que têm ficado mais sozinhos em casa em razão da rotina familiar. “A possibilidade de dividir experiências e construir novas relações contribui para atenuar o sentimento de solidão”.

A Casa Pinheiro também deseja se aproximar do bairro: “Realizamos rodas de conversa sobre temas da terceira idade abertas à comunidade e a profissionais. A programação está no site ”. Além disso, a instituição está criando um projeto de voluntariado para oferecer aos moradores outras atividades: “Estamos abertos a receber pessoas interessadas em participar”.

Conheça a Casa Pinheiro: “Somos flexíveis para atender a todos os arranjos individualmente”.


ANUNCIANTES DESTA EDIÇÃO

previous arrow
next arrow
Slider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *