fbpx

Rinoplastia: seu nariz em harmonia com a face

Quando olha para uma pessoa, o que você observa primeiro? O cirurgião plástico Rodrigo Lacerda, proprietário da clínica que leva seu nome, localizada na Rua Estevão Pinto, 1125, explica que a primeira coisa à mostra é o nariz, o espelho da face: “Querendo ou não, o nariz marca, pelo menos no inconsciente da pessoa, a sua personalidade”.


Segundo ele, homens e mulheres se dividem igualmente na procura pela rinoplastia, cirurgia que remodela o nariz: “Muitos pacientes querem ficar com o nariz igual a de determinado artista, mas às vezes o nariz que fica bem em uma pessoa não funciona em outra”. Rodrigo Lacerda explica que o nariz precisa estar em harmonia com a face, respeitando-se várias proporções, dentre elas a distância entre o cabelo na testa e a base do nariz, o comprimento e a ponta do nariz até o tipo e a altura da maçã do rosto (osso malar). “Importante dizer que não há uma teoria concreta para a harmonia entre face e nariz, vai muito do viés artístico do cirurgião”. 


A rinoplastia é recomendada a partir de 16 anos e abrange várias correções: “A ponta do nariz pode estar fina ou grossa demais e até baixa, às vezes o dorso do nariz é alto. Pode-se também remodelar as asas do nariz que são muito abertas e a largura. Corrigimos até o nariz cuja ponta cai quando a pessoa ri ou está conversando, podemos inclusive aumentá-lo”. O cirurgião plástico afirma que o nariz, uma estrutura móvel, quando perde um pouco dessa característica de maleabilidade, fica muito artificial e antiestético. 


A rinoplastia é um procedimento como outro qualquer: “O paciente fica em jejum de água e alimentos por 11 horas por causa da anestesia, que utilizo em 99,5% das cirurgias que faço (o paciente vai para casa no mesmo dia)”. De acordo com Rodrigo Lacerda, as técnicas de rinoplastia podem ser por incisões abertas ou fechadas: “Depende do tipo de nariz. Em pacientes que já foram operados outras vezes prefiro fazer a aberta, pois é necessário usar enxerto para modelar melhor, o que essa incisão facilita”. 


Quem vai modelar o nariz pela primeira vez fica em média entre 1h e 1h30 na mesa de operação, tempo que aumenta para entre 4h e 6h em quem já fez outros procedimentos no local: “Quanto mais o paciente se submeter a essa cirurgia, mais complicado fica o processo, e a chance de bons resultados é cada vez menor, pois o nariz fica mais fibrosado. Por isso, o paciente precisa sempre operar com cirurgião plástico especialista em rinoplastia”, alerta Rodrigo. 


Em alguns casos, a fratura dos ossos do nariz é necessária, segundo o cirurgião plástico, “para dar um resultado mais bonito e harmônico”. Normalmente, 80% do nariz desincha no primeiro mês, mas o restante só é atingido em 18 meses: “Alguns pacientes ainda precisam utilizar um tampão muito pequeno e respirar pela boca. É a mesma sensação de quando você está gripado, com o nariz entupido”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *