Cirurgia plástica é com médico especialista
“Cirurgia plástica é a arte de moldar”, descreve Rodrigo Lacerda, cirurgião plástico formado em medicina pela UFMG em 1994. “Venho de uma família de médicos, meu avô se formou em 1931. Sempre gostei da possibilidade de transformar não só o aspecto físico dos pacientes mas também o psicológico, pois eles se sentem bem consigo mesmos após a correção de uma imperfeição”.
Todavia, o caminho até o hospital é longo e envolve muitos cuidados. Rodrigo Lacerda, proprietário da clínica que leva seu nome, destrincha a formação do médico especialista: “Para ser cirurgião plástico, o médico precisa ter 12 anos de estudos, desde a faculdade de medicina (seis anos), experiência em cirurgia geral (três anos), residência em cirurgia plástica (três anos) até passar por uma prova teórico-prática para estar apto a exercer a profissão”, explica.
O médico alerta para a escolha do profissional que fará o procedimento: “O paciente deve pesquisar o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) para saber se ele é formado, pois há pessoas se passando por médico, principalmente na área estética, que não é coberta pelos convênios”. A etapa seguinte é olhar o registro no CFM (Conselho Federal de Medicina) e, depois, se o profissional é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: “Muitos não têm este último registro e estão criando outras entidades para enganar o paciente. Elas não são credenciadas pelo Ministério da Educação nem reconhecidas pelo CFM”, avisa.
Estando tudo certo, o paciente precisa saber por que está procurando a cirurgia: “Se for para agradar aos outros, vê-se que ele não está bem psicologicamente”. Rodrigo defende que o cirurgião plástico seja o mais honesto possível: “Muitas pessoas chegam à clínica querendo ter o nariz ou o rosto daquela celebridade, mas a medicina tem um limite”. Não é possível ao médico afirmar que o resultado da cirurgia será 100% aquele, não se pode criar falsas expectativas. Além disso, todo procedimento envolve risco, “por mais que os exames do paciente estejam normais e ele não tenha problemas de saúde”.
Clínica Rodrigo Lacerda
A Clínica Rodrigo Lacerda funciona na Serra desde 2004: “Gosto bastante do clima e do aspecto familiar e caseiro do bairro. A Serra é aconchegante”, afirma o médico, que fez fellow em cirurgia plástica (após a residência) em Paris, Califórnia, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros.
Os seguintes procedimentos cirúrgicos são oferecidos: rinoplastia (plástica de nariz); rejuvenescimento facial (face lifting); prótese mamária (aumento de mama); mamoplastia redutora (redução de mama); pálpebras; orelha de abano; abdômen; lipoaspiração e lipoescultura. A clínica realiza procedimentos não invasivos no próprio local: preenchimentos faciais (nunca com materiais definitivos, que podem causar reação no longo prazo), harmonizações faciais, preenchimentos baseados na técnica de MD Codes, Botox (tratamento das rugas da testa e ao redor dos olhos), lifting de sobrancelha e de lábios.