Reforma incomoda vizinhos
Um representante dos moradores de um condomínio na Rua Estevão Pinto entrou em contato com o PLANETA SERRA para fazer uma reclamação: “Uma casa pertencente à Fundação Municipal de Cultura (nº 601) está passando por obras, que estão gerando muita sujeira. Já vimos insetos e até um cavalo lá. Houve uma reforma no telhado, colocando-se telhas novas, além de uma tela tapando as calhas para que não entupisse de folhas. Só que os galhos estão bem em cima do telhado, formando um tapete natural sobre as calhas”.
Eis a resposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA): “A última vistoria feita no imóvel foi em 13/11”. A autarquia informou que orientou os funcionários da obra sobre os riscos e a necessidade de cuidados para evitar a proliferação de insetos, além da eliminação de prováveis criadouros do Aedes aegypti.
“Em 1º/11, verificou-se que a obra estava em processo de finalização e que os responsáveis estavam providenciando a retirada de entulho”. No dia 13 do mesmo mês, data da última vistoria, o local ainda estava em processo de limpeza, mas permaneciam materiais espalhados: “Os responsáveis pela obra informaram que todo o material estaria recolhido até 19/11”. A autarquia prometeu uma nova vistoria na semana seguinte.
Também conversamos com a Fundação Municipal de Cultura, que informou que ali funciona a Diretoria de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha: “A obra teve início na segunda quinzena de julho e está concluída. A previsão de reabertura é 26 de novembro”. Visitamos o local no último dia 25 de novembro e constatamos a limpeza, como mostra a foto.