fbpx

Onde você pode doar remédios com validade

O jornal PLANETA SERRA questionou a Secretaria Municipal de Saúde se são aceitas doações de medicamentos dentro da validade pelos centros de saúde, mas a autarquia disse que não: “Porque não temos conhecimento se as condições de armazenamento estavam adequadas, não sendo possível garantir a qualidade do medicamento”.

Procuramos locais que aceitam doações de remédios dentro da validade e encontramos as paróquias São João Evangelista e de Santana. Pe. Nédio Lacerda, pároco da primeira, afirma que no local não existe um projeto, é algo muito informal e espontâneo: “As pessoas recolhem os medicamentos que não serão mais utilizados e, num gesto de solidariedade, entregam aqui”.

paroquia de santana
A Paróquia de Santana repassa os remédios a outro local

Por sua vez, o Pe. Danilo César, da Paróquia de Santana, propôs essa ideia no fim de 2013: “Vinha de uma paróquia que tinha farmácia. Argumentei junto aos paroquianos que muitos desses remédios ficavam entulhados em nossas gavetas e armários e, tendo vencido a validade, iam para o lixo. A coleta seria uma boa forma de limpeza de nossas gavetas e, sobretudo, um gesto de solidariedade”.

Os dois locais recebem doações de qualquer medicamento, inclusive amostras grátis e controlados, de preferência dentro das caixas e com bula. Mas Pe. Nédio alerta: “O que precisamos é ter uma orientação mais adequada dos procedimentos, inclusive de distribuição, com esse tipo de remédio que será direcionado para instituições que cuidadosamente farão isso”, explica o pároco.

paróquia são joão evangelista
A São João Evangelista deseja criar uma farmácia paroquial

Como as duas paróquias não possuem farmácia, a São João Evangelista entrega os medicamentos em um lar de idosos em Caeté, administrado pelos vicentinos, enquanto Santana os repassa à farmácia paroquial do Santuário Bom Jesus, no bairro Santo André. Pe. Danilo afirma que, “no caso de remédios líquidos abertos, a utilização fica a cargo dos farmacêuticos responsáveis”. O pároco acrescenta que as pessoas que precisam de algum remédio, mas não têm condições de comprá-lo, são encaminhadas ao Santuário Bom Jesus.

Pe. Nédio explica que a São João Evangelista também não pode atender pessoas que precisam de remédios, “pois não temos uma farmácia paroquial”. Ele, porém, aproveita para fazer um convite: “A doação de remédios é um assunto que a paróquia precisa olhar com mais cuidado, a fim de tornar isso algo mais objetivo em prol da comunidade carente. Há a possibilidade de termos uma farmácia no futuro, mas desde que encontremos uma equipe de fato disposta a abraçar e fazer disso um projeto, com a presença de uma pessoa capacitada para conduzi-lo de forma segura e adequada”.

Você, farmacêutico, que deseja doar um pouco de seu tempo em prol de um projeto tão importante, procure a São João Evangelista. O telefone é 3221-5756. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *