fbpx

CEPEP 57 anos: vontade de ampliar serviços

O jornal PLANETA SERRA publicou na edição de julho um convite para a festa de 57 anos do CEPEP, localizado na Rua Dona Cecília, 340 – é no dia 11 de agosto, às 16h. As quase seis décadas de serviços prestados às crianças do Aglomerado da Serra são dignas de comemoração, mas o CEPEP também está pensando no futuro: “Poderíamos ampliar as atividades, há espaço para tal, mas antes preciso conversar com a prefeitura ou outras instituições que possam se interessar. Esse é o nosso dilema atual”, destaca o presidente Dr. José Eduardo Rubim de Moura.

De acordo com ele, “seria muito bom criarmos o berçário ou uma escola infantil, mas isso implicaria mais investimentos em instalações e pessoal especializado”. Para o presidente, sair de certo equilíbrio com as 363 crianças atuais em horário integral para algo maior requer planejamento: “Não podemos dar passo em falso nessa expansão. O CEPEP não deseja ser apenas guardador de crianças, mas formar cidadãos”, afirma.

Dr. José Eduardo Rubim de Moura dá sua contribuição ao CEPEP há dez anos, sendo oito no cargo atual. “Conheci a instituição por meio de um bisneto do Professor Estevão Pinto, Orlando Pinto Rodrigues. Na época ele era presidente da creche, mas andava muito atarefado e sentiu necessidade de alguém para ajudá-lo”. Dr. José Eduardo recebeu e aceitou o convite do grande amigo para representar e cuidar das políticas do CEPEP: “Venho aqui duas vezes por semana, quem conduz o dia a dia são a gerente-geral, Cibele Tanajura, e suas auxiliares diretas”, explica o presidente.

Caminhando bem

Enquanto o projeto de ampliação ainda é um sonho, o CEPEP aproveita para colher os frutos do presente: “Depois de um período muito difícil, nos últimos três ou quatro anos a creche está numa boa fase econômico-financeira e de gestão”, explica o Dr. José Eduardo Rubim de Moura.

De acordo com ele, a tendência do CEPEP é se tornar uma instituição completamente profissionalizada: “Temos um planejamento anual onde se cumprem, avaliam e reconduzem, se necessário, as ações”. O presidente cita a importância da Fundação de Desenvolvimento Gerencial, que “passou três anos no CEPEP dando consultoria gratuita e nos ajudando a formalizar um plano diretor e pedagógico”. No entanto, ele frisa que a prefeitura cobre 60% do orçamento do CEPEP, “sem isso não conseguimos nos manter”. Os outros 40% vêm por meio de doações e organização de eventos, como a Festa Junina, cujo lucro foi de R$ 10 mil.

Com esse dinheiro, a creche pode continuar prestando serviço aos moradores do Aglomerado da Serra: “As mães eram impedidas de trabalhar porque não tinham com quem deixar seus filhos. Mas só disponibilizamos a vaga se a mãe tiver emprego e apresentar a Carteira de Trabalho assinada”, afirma Dr. José Eduardo Rubim de Moura.

O presidente não tem um levantamento do número de crianças atendidas nesses 57 anos, mas dá ideia da importância desse trabalho: “Avós que já estudaram no CEPEP hoje trazem seus netos. Já recebemos a visita de engenheiros e advogados que passaram os primeiros anos de vida conosco”.

Quer ajudar?

Há várias formas de você contribuir com o CEPEP e uma delas é o voluntariado. Mas o Dr. José Eduardo Rubim de Moura alerta: “O interessado precisa trazer um projeto para podermos avaliar, não simplesmente se oferecer para ajudar. Precisamos de atividades que gerem resultado econômico e/ou social, o candidato não precisa ser diretamente ligado à área da educação”.

Os empresários da Serra também devem ficar atentos: “Procuramos comprar produtos e insumos de empresas do bairro. Então, recomendamos que fornecedores nas áreas educacional e pedagógica, bem como de alimentação, material de construção etc., se aproximem da gente para ver qual é nossa demanda”, destaca o presidente. Os interessados podem acessar o site do CEPEP (www.cepep.org.br) ou ligar no telefone 2526-9033.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *