Por que o bairro Serra tem esse nome?
No ano de 1893, em pleno século XIX, constatou-se um problema. A então capital de Minas Gerais, Ouro Preto, não tinha estrutura para crescer. No mesmo ano, Aarão Reis, o chefe da comissão de arquitetos e engenheiros responsável por erguer a nova capital, iniciou a construção planejada do que viria a ser Belo Horizonte.
As obras duraram quatro anos e Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897 – até 1901, a capital se chamou Cidade de Minas, mas um decreto de 1º de julho daquele ano adotou a atual denominação.
A região do bairro Serra era chamada de 1ª seção suburbana (também ocupava parte da 8ª seção), pois ficava fora dos limites da Avenida do Contorno, embora estivesse na planta original de Aarão Reis.
Os primeiros lotes foram leiloados em 15 de julho de 1896, 15 meses antes da inauguração de Belo Horizonte, com abertura das propostas em 1º de setembro. Pode-se dizer que este é o início da história do bairro Serra, quando apareceram enormes chácaras que serviam exatamente para a produção de alimentos que municiavam a cidade.
A região ficou conhecida como Serra das Chácaras, também por causa do Córrego da Serra, que deu nome ao bairro e abastecia as áreas elevadas da cidade, inclusive o Palácio da Liberdade. São 59 nascentes no atual Parque das Mangabeiras, que cortam toda a região – é um dos afluentes da margem direita do Ribeirão Arrudas que, ao lado dos córregos do Acaba Mundo e do Leitão, leva boa parte dos esgotos da região Centro-Sul de Belo Horizonte.
As primeiras chácaras foram construídas ao longo da Rua Professor Estevão Pinto (antiga Rua Chumbo) e da Rua do Ouro. Depois, começaram a ocupar até a Rua Caraça. Inicialmente, a Serra compreendia as ruas Chumbo, Ouro, Palmira, Caraça e outras no entorno.
Com o crescimento do bairro, as áreas foram divididas e locais antes desertos, como a Rua Capivari, passaram a ser ocupados. O Córrego da Serra começou a ser canalizado ainda nos anos 1920 a fim de acompanhar o desenvolvimento urbano, permitindo a abertura de ruas e a venda de lotes pela prefeitura.
Com o passar dos anos, a paisagem ganhou algumas casas, principalmente por causa da inauguração do Colégio Sagrado Coração de Maria, em 1928. A partir daí, o nosso bairro foi ganhando forma e colecionando estórias, as quais o PLANETA SERRA pretende contar daqui para frente.