Expectativas diversas para o Natal na Serra
Como o tempo passa rápido, não é mesmo? O Bom Velhinho já deve estar se preparando para mais um Natal. Enquanto ele não desce a chaminé, provavelmente você está pensando no que comprar para amigos e familiares.
A intenção de consumo dos belo-horizontinos foi captada pela Fecomércio MG, com base em pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e aponta leve melhora do indicador em outubro, último dado disponível até o fechamento desta edição. Ele ficou em 73,3 pontos, crescimento de 2,2 em relação a setembro, mas ainda abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos.
A visão dos comerciantes
O receio de como serão as vendas neste Natal se repete entre os comerciantes. O PLANETA SERRA percorreu algumas lojas do bairro a fim de saber a expectativa dos empresários, constatando que eles se dividem entre o otimismo e o pessimismo.
Camila Ayala, proprietária da Maison Ayala, acredita que “o volume de vendas no Natal vai melhorar”. Ainda mais animada está Flávia Vasconcelos, da Wearing Store: “Queremos vender muito, todo dia chega mercadoria na loja”.
Por outro lado, o dono da Papelaria Êxitus, Jésus Oliveira, não espera um crescimento das vendas: “Aqui na loja temos sacolas, presentes e brinquedos. Estou ansioso para ver o que acontecerá, mas não tenho muita expectativa positiva”, explica.
Outra lojista, que preferiu não se identificar, disse ao PLANETA SERRA que “temos de ser otimistas, mas acho que as vendas não vão melhorar no Natal”. Segundo ela, houve crescimento durante o ano, mas já voltou a cair um pouco. “No Natal do ano passado estava acreditando mais”, resume.
No meio termo está Regina Carneiro, diretora da ByWord: “Não acho que vai haver um boom de vendas no segmento de roupas no Natal, espero um crescimento perto do que deve ser a inflação deste ano, em torno de 5%”. Ela explica que o aumento das vendas deste ano em relação ao anterior só ocorreu porque “a loja mudou de ponto há quatro meses, proporcionando mais vagas de estacionamento, novo mix de produtos, enfim, uma experiência melhor para o cliente”.
Prestigie a Serra
Que tal fazer das compras de Natal um passeio pelo bairro? Você pode não ter percebido, mas há várias empresas na Serra e região com produtos e serviços que podem lhe interessar.
De acordo com o SEBRAE, os pequenos negócios no Brasil somam mais de 10 milhões e são responsáveis por 52% dos empregos formais. Portanto, comprar do comércio local faz com que o dinheiro circule por aqui, desenvolvendo a economia da nossa região. Vale a pena fazer algo diferente neste Natal, experimente!