fbpx

Bueiro entupido traz transtorno a moradora

A moradora Nádia Neres, que frequenta muito a Rua Corinto, procurou o jornal PLANETA SERRA para fazer uma reclamação: “Bem em frente ao local em que trabalho tem um bueiro que está ficando muito entupido. Tive que dar umas cutucadas no lixo para deixar a água passar, pois ela estava quase invadindo o passeio. Sei que falta consciência por parte da população de não jogar lixo na rua, mas, enquanto não evoluímos como cidadãos, o poder público precisa dar manutenção de vez em quando nos bueiros”.

Procuramos a prefeitura para mais detalhes: “A PBH, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), realiza diariamente serviços de limpeza e desobstrução das 64 mil bocas de lobo de BH, removendo lixo descartado irregularmente para a rede de microdrenagem. Esse trabalho é essencial para manter a capacidade de drenagem da cidade e mitigar os impactos das chuvas”. Na Serra, o serviço é realizado a cada três meses.

Havia realmente muita sujeira no bueiro

Em 2020, até novembro, foram feitas em Belo Horizonte 184.056 limpezas, removidas 3,233 toneladas de resíduos, desobstruídos 40,4 km de redes e trocadas 2.048 grelhas, totalizando R$ 5 milhões investidos. Isso é R$ 1 milhão a menos que em 2019, quando foram limpas 277.875 bocas de lobo, retiradas aproximadamente 3,5 mil toneladas de resíduos, desobstruídos 44 km de redes e trocadas 3.088 grelhas.
Detalhe que esse dinheiro gasto poderia ser utilizado em outras áreas, como saúde, educação ou segurança, se as pessoas tivessem mais consciência e não jogassem lixo nas ruas, entupindo os bueiros e trazendo transtornos para a coletividade.

O cidadão deve requerer o serviço de manutenção ou limpeza de boca de lobo nos canais oficiais da prefeitura: PBH APP ou pelo site servicos.pbh.gov.br. Digite boca de lobo no campo de pesquisa, clique no serviço desejado, clique em solicitar e preencha as informações. “O cidadão receberá um número de protocolo para acompanhar o processo, cujo prazo de atendimento é de aproximadamente 20 dias úteis. Em caso de urgência, é de 24h”.

Em 2019 houve 1.368 pedidos de limpeza de boca de lobo nos canais da prefeitura, sendo 393 para atendimento na Região Centro-Sul. Em 2020, até 28 de dezembro, foram 1.076 pedidos, sendo 354 para atendimento na mesma região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *