Desrespeito flagrante na rotatória da Capivari
O morador Márcio Costa procurou o jornal PLANETA SERRA para pedir providências na rotatória das ruas Capivari, Capelinha e Palmira: “Há uma placa de PARE para quem está chegando à rotatória, mas é muito comum quem vem da Capivari não respeitar a sinalização e passar direto, um risco grande de acidentes. Sugiro um quebra-molas ou um semáforo na Rua Capivari”.
Procuramos a BHTrans em busca de esclarecimentos: “É preciso compreender o local em todo o seu contexto viário. Um semáforo demanda tempo de parada para os vários movimentos existentes na chegada dos cruzamentos. Para fazer isso, é necessário, por meio de reunião com a comunidade, modificar a circulação na Rua Capelinha, de mão dupla, para mão única. Isso impediria alguns movimentos de circulação num quarteirão que ainda é duplo”.
A empresa afirma que vistoriou o local e entende que, neste momento, a rotatória atende à demanda. “Vamos elaborar um projeto para revitalização da pintura no solo a fim de reforçar a sinalização nos cruzamentos, incluindo as faixas de pedestres. Isso vai ampliar a visibilidade da advertência aos motoristas para que tomem cuidado, inclusive com os pedestres”.
A empresa informa que as sinalizações de placas nas proximidades da rotatória estão em bom estado. “Trata-se de um desrespeito. O condutor deve reduzir a velocidade ao se aproximar da rotatória, parar, observar os outros veículos e circular no entorno com cautela”.
O jornal PLANETA SERRA concorda com a BHTrans que o problema é mais de desrespeito dos motoristas do que falta de sinalização.
Diversas vezes a equipe do jornal presenciou carros, motos e ônibus vindos dos três sentidos e passando direto na rotatória, principalmente oriundos da Capivari. Talvez entendam que têm prioridade, o que não se aplica à lei. Portanto, o nosso recado é de prudência a todos nesse cruzamento! A BHTrans ainda avisa que sugestões como essa devem ser registradas no site da empresa. Acesse o link bit.ly/3sg2cV4 e siga as instruções.