Prefeitura poda árvores em duas ruas da Serra
Dois moradores procuraram o jornal PLANETA SERRA para pedir ajuda com relação a árvores após terem lido a matéria sobre a supressão na Estevão Pinto (bit.ly/3nsjhwD). José Castella, que mora na Rua Dr. Alípio Goulart, mandou a seguinte mensagem: “Tem uma árvore enorme que precisa ser podada, pois os galhos estão quase entrando nas casas. Os ônibus que trazem pacientes do interior para o Hospital Evangélico acabam batendo nos galhos e causando transtornos a mim e ao vizinho”.
Segundo ele, as tentativas de podar a árvore junto à prefeitura ocorrem desde 2019: “Um funcionário já deu parecer favorável à poda, mas ninguém apareceu para executar o serviço”. E ele faz uma denúncia: “O mais triste dessa história é que fui procurado por integrantes da equipe de poda da PBH querendo me cobrar R$ 3 mil para fazer o serviço em um fim de semana”.
O jornal PLANETA SERRA procurou a prefeitura em 31 de agosto e foi informado de que a poda seria realizada em poucos dias, o que de fato acabou sendo feito em 3 de setembro. “Esclarecemos que os custos dos serviços executados em logradouro público são arcados exclusivamente pela Prefeitura de B. Horizonte, não há nenhuma cobrança”. As denúncias devem ser encaminhadas para a Ouvidoria no link bit.ly/3BMSpLm.
O outro morador não quis se identificar e pediu ajuda para podar uma árvore com erva-de-passarinho, parasita que suga a seiva e pode matar a árvore, fazendo-a tombar: “Se esses galhos caírem vão causar vários danos à minha cerca elétrica, no portão da garagem e me impedir de sair de casa. Já fiz reclamação na prefeitura, a árvore teve autorização de poda em 28 de maio, mas até agora ninguém apareceu para realizar o serviço”.
A prefeitura respondeu em 3 de setembro que “o serviço em questão tem interferência na rede da Cemig, sendo necessário o desligamento do sistema para a sua execução. A concessionária foi acionada”. No mesmo dia foi feita a poda de três árvores na Rua Corinto, retirando-se a erva-de-passarinho. Uma colmeia foi encontrada numa delas.
O PLANETA SERRA pede à prefeitura que não demore a dar manutenção nas árvores, preservando-as o máximo possível. Se você vir erva-de-passarinho em árvores, não perca tempo e acione a prefeitura no link bit.ly/3zU5gLp. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso.