Deseja alugar um imóvel na Região Centro-Sul?
Você tem um imóvel para alugar (locador) ou quer alugar um (locatário)? Seja qual for o seu objetivo, é recomendável fazer o negócio com o auxílio de uma imobiliária: “A empresa conhece o mercado e a legislação vigente. Isso transmite segurança às partes por meio de um contrato que, ao longo do tempo, sofreu mudanças para melhor atendê-las. É como você ir ao dentista quando tem problema no dente”, explica Walter Faria Junior, sócio-diretor das empresas Walter Faria Administradora e Terra Consultoria em Negócios Imobiliários.
Segundo o empresário, fazer um negócio diretamente entre as partes, sem a imobiliária, traz riscos: “O contrato provavelmente será muito informal e não terá instrumentos para resolver futuros conflitos, levando à judicialização”. Alugar seu imóvel por aplicativo também é ruim: “Quem vai resolver os problemas que aparecerem? Por isso o número de reclamações é imenso”.
A função básica da imobiliária é satisfazer seus dois clientes, o locador e o locatário: “A parte mais habitual de administrar um imóvel é cuidar para que não haja inadimplência nos pagamentos de aluguel, condomínio e IPTU”. Para isso, é importante fazer uma boa avaliação da ficha cadastral do locatário a fim de ter o máximo de segurança possível de que ele vai arcar com os custos: “Não existe uma regra fixa do que é uma boa ficha, cada caso é avaliado. Há negócios em que um fiador é suficiente, em outros peço três. O importante é a imobiliária ter experiência para fazer um contrato com o mínimo de risco possível”, avalia.
Um dos itens mais importantes na locação de imóveis é a vistoria: “Se for bem feita, o locador se resguarda de problemas de mau uso por parte do locatário”. Ela consiste em tirar fotos e descrever minuciosamente tudo o que existe no imóvel. “Não terceirizamos a vistoria. O locatário tem prazo de 30 dias para usar o imóvel e fazer observações sobre a vistoria inicial. Portanto, se houver problemas por mau uso, ele será responsabilizado. O contrato de aluguel só é quitado após todas as formalidades cumpridas, o que inclui devolver o imóvel nas mesmas condições da vistoria”.
Com mais de 30 anos de experiência, Walter Faria Junior aluga imóveis residenciais e não residenciais em bairros da Região Centro-Sul de BH. “Pedimos 30 dias para encontrar o locatário certo, pois a locação é mais ágil do que a venda do imóvel. Normalmente conseguimos alugar em até 15 dias”.
Walter também intermedeia a permuta de imóveis, bastante comum na Serra: “Você cede o seu imóvel a uma construtora que vai levantar um prédio e recebe em troca apartamentos ou lojas, sem dinheiro envolvido na maioria das vezes”. O empresário também atende quem deseja encontrar um supermercado ou drogaria para locar o seu imóvel: “Temos expertise nesse nicho de mercado, que é mais rentável para o locador”.
Quando for alugar imóveis, procure uma imobiliária séria: “Você terá um contrato bem feito que lhe dará segurança, evitando dores de cabeça”. E vale verificar se a empresa é regularizada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), órgão que recebe reclamações em caso de problemas. Bons negócios!
WALTER FARIA JUNIOR ALUGA O SEU IMÓVEL!
Endereço: Rua Angustura, 210 – Conj. 2B
Telefones: 3222-6470 / 98444-2812 / 99982-4513