fbpx

E as entradas do Parque das Mangabeiras na Serra?

Em novembro de 2017, por causa da febre amarela, a prefeitura fechou o Parque das Mangabeiras, reaberto oito meses depois. Com a pandemia, novo fechamento em março de 2020 e reabertura sem agendamento prévio em outubro de 2021. Desde então, a entrada pela Av. José do Patrocínio Pontes, 580, no bairro Mangabeiras, é a única totalmente aberta para visitação a pé, de carro ou de ônibus (4103, 62 e 3052).

Assim, os moradores da Serra estão impedidos de acessar o parque pelas entradas do bairro, na Praça Cidade do Porto (Rua Trifana com Av. Bandeirantes) e a pé na Rua Caraça, 900, situação que já dura quase cinco anos. A leitora Maria Lúcia Prado Costa questiona por que a portaria da Caraça está fechada. A PBH nega a informação: “É disponibilizado gratuitamente um ônibus para o deslocamento dos visitantes até as áreas de visitação do parque. O serviço funciona das 8h30 às 17h, com intervalo para almoço das 11h45 às 13h. O tempo de espera pode chegar a até 20 minutos”.

No entanto, o acesso a pé continua fechado, o que desagrada o leitor Cláudio Moreira: “O Parque das Mangabeiras promove o lazer e a qualidade de vida bem ao lado de nossas casas. A verdade é que fecharam o parque para os moradores do bairro, incluindo o Aglomerado da Serra. Tenho medo de essa situação se tornar permanente. Muita gente mora no bairro por causa do parque, estamos órfãos desse contato com a natureza”.

O PLANETA SERRA se reuniu com Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica: “A Covid-19 já não nos preocupa tanto, mas precisamos cumprir os protocolos da febre amarela, conferindo o cartão de vacinação ou exigindo de cada visitante uma declaração assinada dizendo-se vacinado. Diante disso, temos que concentrar pessoal numa só entrada para que o controle seja efetivo, cumprindo uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde”.

Sérgio Augusto acrescenta que o fluxo de visitantes a pé das entradas da Serra até a área principal do parque merece atenção: “Queremos evitar que as pessoas adentrem uma área restrita da mata e se percam. No período de estiagem, com incêndios florestais, esse risco aumenta. É com muito pesar que não estejamos conseguindo atender a população pelas entradas da Serra”.

Apesar disso, Sérgio Augusto tem uma boa notícia: “Em seis meses ou até antes vamos criar uma logística de reabertura das duas portarias. A população da Serra pode ficar tranquila. As pessoas merecem que o Parque das Mangabeiras seja um local saudável e seguro, atraindo as pessoas para práticas esportivas, educacionais e ambientais”.

Sérgio Augusto também dá detalhes sobre o processo de licitação do Parque das Mangabeiras: “A consulta pública já acabou e estamos fechando o modelo de concessão, que abrange estacionamento, parque esportivo, edifício de apoio, com reforma da lanchonete, e a Ciranda dos Brinquedos. As portarias continuarão sob domínio da prefeitura, com entrada gratuita. O que já era pago seguirá assim”.

A administração do parque quer um canal aberto com a Serra: “Pode nos procurar pessoalmente em nossa sala, ao lado da entrada pelo bairro Mangabeiras, ou pelo telefone 3246-5009”. O jornal espera ansiosamente pela reabertura total e vai cobrar da prefeitura. Por enquanto, vamos utilizar o ônibus na portaria da Caraça e a entrada principal para aproveitar o parque, que funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Aguardemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *