fbpx

Você conhece os benefícios da termografia?

Você costuma ter algum incômodo que teima em reaparecer de tempos em tempos? Sente dores provenientes de hérnia de disco, ciática, lombar, fibromialgia, cefaleia, artrites e artroses etc.? Saiba que a termografia pode te ajudar a aliviar tudo isso: “O método de diagnóstico por imagem digital capta, registra e analisa o calor irradiado pela pele em diversos pontos do corpo por meio de fotos ou vídeos. Isso permite identificar disfunções ou doenças que causam alterações na produção de calor, além de visualizar o ponto exato da dor, seja aguda ou crônica, entender a causa e trazer mais eficácia ao tratamento”, argumenta Dra. Mariana Marcussi, biomédica e termografista clínica do Instituto de Biomedicina Diagnóstica e Terapêutica, parceiro do Centro Médico Marcussi.

O procedimento dura em média 50 minutos, é indolor, não invasivo nem emite radiação: “Pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive gestantes e crianças, quantas vezes forem necessárias. É muito indicado para atletas na identificação de lesões ou avaliação de performance”. O paciente fica em uma sala com temperatura e umidade controladas por 15 minutos para igualar a temperatura corporal com a do ambiente. Em seguida, as imagens são capturadas e podem ser acompanhadas pelo paciente durante a avaliação por meio de um monitor.

Mesmo quem não tem nenhuma doença aparente deve fazer um check-up anual: “A termografia é capaz de identificar o começo do processo inflamatório antes de o paciente sentir dor ou incômodo. Com isso, há um acompanhamento frequente da saúde e, se necessário, alguma intervenção precoce”, explica Dra. Mariana.

Como exemplo, a especialista cita o câncer de mama: “A termografia pode detectar irregularidades 5 anos antes da formação de nódulos, o que permite intervenção médica logo no início, algo muito importante. O método também é capaz de apontar lesões, síndromes, alterações vasculares, risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e distúrbios neurovegetativos. Auxilia ainda na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças vasculares e outras, além de avaliar a saúde dos órgãos, diferenciar artrite de artrose e identificar gastrite e esofagite, por exemplo”. Dra. Mariana afirma, no entanto, que a termografia é complementar, não excluindo outros exames de imagem como raio-x, tomografia, ressonância magnética e mamografia: “A associação entre eles pode trazer mais auxílio e precisão ao diagnóstico, beneficiando a saúde do paciente”.

Com o resultado da termografia em mãos, o paciente receberá o tratamento mais indicado no Centro Médico Marcussi: “Trabalhamos com medicina integrativa, ou seja, o olhar do médico é voltado para proporcionar saúde e qualidade de vida ao paciente, não apenas tratar a doença”. A clínica, fundada em 2000, oferece acompanhamento nutrológico, hormonal, ginecológico, tratamento de dor, doenças autoimunes e doenças degenerativas. Se você deseja ficar em dia com a sua saúde, marque uma termografia!

CONHEÇA O CENTRO MÉDICO MARCUSSI!

Endereço: Rua Paraíba, 1465 – Sala 801 – Savassi

Telefone: (31) 3261-7631

Instagram: @centromedicomarcussi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *