fbpx

Óleos essenciais para ansiedade e insônia

Por Tereza Edim

Aromaterapeuta e Fitoterapeuta pelo Ibrapics – Instituto Brasileiro de Práticas Integrativas e Complementares; Especialista em óleos essenciais pela doTERRA Corporate; Pesquisadora independente desde 2015.

Desde a pandemia, percebi um aumento substancial na procura por óleos essenciais com propriedades ansiolíticas e antidepressivas. O coronavírus impôs muitos desafios, com forte impacto emocional em todas as faixas etárias. Diversas pessoas se queixam de ansiedade e insônia, seguidas por problemas dermatológicos e respiratórios. Na medicina holística, a saúde da pele e dos pulmões está intimamente relacionada ao equilíbrio emocional, o que explica as somatizações.

O óleo essencial tem uma pluralidade de benefícios, pois pode conter dezenas ou até centenas de princípios ativos, sendo útil em várias situações. O de lavanda, conhecido como facilitador do sono, atua também como hipotensor, ansiolítico, antialérgico, analgésico etc. Para depressão, indico o óleo de laranja amarga. Para combater o medo, choque nervoso e agitação, o óleo de camomila romana pode ser muito útil.

Quando se pretende um benefício emocional ou respiratório, sugiro a via olfativa, seja por meio de difusor de ambiente, inalação direta (na palma da mão) ou colar difusor, pois as moléculas acessam diretamente o sistema límbico, região do cérebro responsável por gerenciar as emoções. Pode-se, ainda, utilizar algumas gotas diluídas em carreadores como óleo vegetal, creme neutro, gel de base vegetal etc. para problemas pontuais de pele, por exemplo – uma gota de óleo equivale a 25 sachês de chá do respectivo vegetal, por isso são embalados em pequenos frascos e utilizados em pequenas doses. O óleo de limão siciliano pode ser ingerido para aliviar problemas digestivos, desintoxicação e baixa imunidade – nem todos os óleos podem ser ingeridos.

Por se tratar de moléculas muito leves e com grande permeabilidade no organismo humano, os constituintes do óleo essencial podem ser detectados no sangue poucos minutos após o seu uso, embora cada organismo apresente peculiaridades que podem interferir no tempo de resposta do óleo.

Nos casos de ansiedade e stress, os óleos podem ser utilizados tanto em situações temporárias quanto no dia a dia. Em casos leves, o uso dos óleos pode ser acompanhado por um aromaterapeuta experiente. Os mais graves devem ser submetidos à apreciação do médico, especialmente quando a pessoa já estiver fazendo uso de medicamentos. Importante dizer que alguns constituintes dos óleos essenciais podem acentuar ou reduzir o efeito dos remédios.

Se você deseja suporte para lidar com as tensões próprias do mundo, aliviando-as, entre em contato comigo para eu lhe indicar óleos essenciais específicos que podem te ajudar. Os óleos são substâncias vivas, orgânicas, extraídas das plantas, extremamente compatíveis com as nossas células, sendo benéficos para a saúde!

UTILIZE OS ÓLEOS ESSENCIAIS!

Contato  Tereza Edim: (31) 99551-3115

Instagram: @bom_estar_bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *