Villam Gratus: um café com o sabor da gratidão
Beber café é muito mais do que saborear uma xícara: traz ligações afetivas da casa dos pais ou avós, acalenta a interação profissional na empresa ou a conversa com o amigo. “Ter um café de qualidade contribui para que o momento seja melhor”, argumenta Otávio Gomes de Oliveira, sócio-diretor da Villam Gratus, que produz e vende cafés gourmet.
Fundada no início de 2022, a empresa, de Manhuaçu, é resultado de uma relação de 40 anos da família com a cafeicultura: “Os meus pais se casaram em 1982 e foram morar num terreno de um tio, começando a produzir do zero. A vida era simples, de rotina incansável e com adversidades”. Aos poucos, Graça e Toninho foram progredindo, compraram um pedaço de terra no qual cultivavam café e pagavam as contas.
Ano após ano, novas áreas, mais plantios. “Até que, em 2020, quis a vida que nosso pai encerrasse a sua jornada. Desde então, nós temos passado por uma fase de transição, inclusive nos negócios”. A ideia de produzir o próprio café existia há anos. “Ao assumir a fazenda com meu irmão, construímos a nova sede com tecnologia moderna na produção do café arábica, variedade mais bem adaptada ao clima e à altitude da região”.
Com 75 hectares de área plantada, o trabalho é minucioso: “A produção de um café gourmet de qualidade começa com a condução e o manejo das lavouras, além da nutrição das plantas para que se desenvolvam saudáveis e resistentes. Isso contribui para a qualidade dos grãos”. Em razão do terreno montanhoso, a colheita é manual, o que permite maior controle e cuidado na preparação e seleção dos grãos. A torra, artesanal, valoriza o sabor do café e é feita em lotes menores. “Por isso, o nosso produto chega mais fresco às pessoas, preservando o seu sabor e aroma. É diferente dos cafés tradicionais, que passam por uma torra muitas vezes bastante escura, feita em grandes volumes e de forma mecanizada a fim de minimizar o efeito dos grãos defeituosos sobre a bebida. Isso realça o amargor típico de cafés de qualidade inferior que não tiveram uma seleção criteriosa dos grãos”.
Cada pessoa tem uma relação própria com o café. Por isso, a empresa oferece 3 linhas para que você possa escolher qual se adapta às suas preferências. Quem gosta de tomar café ao acordar de manhã ou ter mais concentração depois do almoço, conseguindo mais energia, pode optar pelo Energy. Se você prefere uma bebida mais suave para apreciar as nuances do sabor, o Sweet é o mais recomendado. Quem costuma tomar café durante todo o dia, o All Day, mais equilibrado, é ótima opção. “O café arábica tem açúcares naturais, doçura realçada, suavidade e uma leve acidez. As pessoas não precisam nem utilizar açúcar ou adoçante, até mesmo no Energy, cujo sabor é mais intenso, rústico. É muito bom para quem tem restrição de açúcar”.
Você pode encontrar os produtos da Villam Gratus no Hortifruti Serra Verde e no site. “Vendemos os cafés torrados moídos ou em grãos. Temos um kit com miniaturas de 80g para quem deseja ver com qual se identifica mais. Outra opção é o plano de assinatura, no qual você recebe em casa um pacote de 500g. Queremos fazer parcerias com comerciantes da Serra e região, inclusive para degustações em eventos”.
Experimente o Café Villam Gratus, que carrega a gratidão pelo trabalho duro de Graça e Toninho. “O nome significa Fazenda Grato em latim, assim como a junção dos nomes dos meus pais. Os produtos são resultado dessa trajetória de 40 anos de sucesso!”.
EXPERIMENTE O CAFÉ VILLAM GRATUS!
Produzido em Manhuaçu/MG
Telefone: (33) 2123-0409
Instagram: @villamgratus
Compre pelo site: www.villamgratus.com.br