fbpx

BHTrans põe mão única em parte da R. Oriente

Se você tem o costume de trafegar pela Rua Oriente, é bem provável que seja surpreendido por uma mudança de circulação. Em 12 de julho, a BHTrans, por meio da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) da Centro-Sul, organizou uma reunião virtual extraordinária. Em pauta estava a alteração para mão única de dois quarteirões da citada via, entre as ruas Henrique Passini e Palmira, neste sentido. “A mudança vinha sendo solicitada por alguns moradores há mais tempo”, justifica a BHTrans em nota enviada ao jornal.

A empresa acrescenta que o trecho já era objeto de estudo desde que foi implementada a mão única no quarteirão anterior, entre Caraça e Henrique Passini, no fim de 2019. “O fluxo nessa extensão da Rua Oriente modificada agora aumentou, justificando passá-la para mão única. Temos dados de acidentes nos cruzamentos, inclusive recentes”. Aprovada a proposta, o próximo passo será a elaboração do projeto viário. “Ainda não há previsão de implantação das mudanças. Toda alteração passa por um período de avaliação e ajustes podem ser necessários”. O PLANETA SERRA espera que o processo seja mais rápido do que o das ruas Itapemirim e Herval, que levaram quase 2 anos para ser modificadas.

Questionamos a BHTrans por que o quarteirão entre Joanésia e Palmira não foi objeto de debate: “Não temos solicitação de mão única no trecho. Depois do cruzamento com a Rua Palmira, o fluxo de veículos reduz e não justifica uma alteração de circulação por agora. Assim, garantimos a acessibilidade local e o melhor controle de velocidade”. Entendemos, porém, que, por causa da mudança na Itapemirim, os motoristas passaram a utilizar mais a Oriente para chegar à Joanésia, aumentando o trânsito nesse quarteirão.

Outra observação foi com relação à feira da Rua Herval, entre Joanésia e Palmira, às quartas: as linhas de ônibus 4102, 4107 e 2151 precisam se deslocar por Joanésia, Oriente até a Rua Capivari, retomando o percurso normal. Em razão da mudança na Oriente, os ônibus não conseguirão fazer o trajeto. “A BHTrans está analisando o possível desvio dos coletivos ou alteração do local da feira. Os comerciantes serão ouvidos em momento oportuno”. Sugerimos mudar o evento para a Rua Joanésia, entre Chefe Pereira e Amapá, local plano mais perto, e estamos à disposição dos comerciantes se precisarem da ajuda do jornal.

Outro fato que chamou nossa atenção foi o número de participantes da reunião, só 11 moradores (10 votos a favor e 1 contrário). “Distribuímos 500 panfletos nos locais impactados pela mudança e informamos sobre a reunião por meio das redes sociais e grupos de WhatsApp. Os encontros na Região Centro-Sul normalmente contam com um número menor de participantes, por isso consideramos que o quórum foi adequado”. Vale dizer que o PLANETA SERRA pediu o adiamento da votação para poder divulgá-la na edição de agosto, sem sucesso. Se você deseja mudanças no trânsito, compareça às reuniões virtuais e presenciais da CRTT, a instância de participação popular com o poder público sobre o transporte e o trânsito na cidade. A próxima será em 25 de outubro, às 19h. Tenha envolvimento nas decisões que te afetam! Iremos avisar sobre o encontro no Instagram (@jornalplanetaserra), siga a gente lá, viu? Nós divulgamos vagas de emprego, animais perdidos e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *