fbpx

Os desafios para dar qualidade de vida ao idoso

Existem aproximadamente 22,2 milhões de idosos no Brasil, e a tendência é de que essa população continue a crescer. Diante desse cenário, como garantir qualidade de vida a eles, indo além da mera ausência de doenças? “A saúde abrange aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais que contribuem para o bem-estar e a satisfação da pessoa em meio aos desafios do envelhecimento”, define Jaqueline Araújo, enfermeira de formação com mais de 15 anos de experiência em atendimento domiciliar e proprietária da Vita Care, que fica na Rua Alagoas, 1000, sala 1003, Savassi.

Segundo ela, há idosos com autonomia suficiente para realizar tarefas diárias, exercícios e outras atividades, estejam vivendo sozinhos ou na casa de familiares. “Isso promove autoestima, senso de pertencimento e propósito, dando mais satisfação pessoal”. Porém, a família deve estar atenta a sinais de que o idoso não está mais seguro em sua situação atual, como esquecer de tomar os remédios, problemas de mobilidade e alimentação inadequada, que acabam por prejudicar a sua qualidade de vida.

É comum que, diante dos primeiros sinais de dificuldades, a família se reveze nos cuidados ao idoso. Entretanto, a rotina de trabalho e assistência em casa pode levar à sobrecarga física e emocional do familiar. Nesse caso, Jaqueline sugere a contratação de um cuidador ou técnico de enfermagem para o lar do idoso: “Terceirizar esse auxílio não é abandoná-lo, mas garantir que ele receba a companhia e o suporte de que necessita, sem prejudicar sua independência quando for possível. Assim, a família pode passar momentos de qualidade com o ente querido em vez de se concentrar exclusivamente no cuidado, algo benéfico para ambos”.

É normal existirem dúvidas da família sobre a qualificação dos profissionais, serviços oferecidos, procedimentos de emergência e a comunicação com a empresa. A fim de tranquilizá-los nesse momento de incertezas, a Vita Care elaborou um protocolo: a equipe multidisciplinar organiza uma avaliação inicial que envolve entrevista com o idoso e os parentes a fim de conhecer seu histórico de saúde, condições física, mental e emocional e preferências. “Com esses dados, desenvolvemos um plano de cuidados personalizado, definindo o tipo de atendimento, a frequência das visitas e outras orientações”. Posteriormente, a Vita Care seleciona o profissional e promove a introdução dele com o idoso no intuito de que ambos estabeleçam um relacionamento. “A compatibilidade é essencial para o sucesso do atendimento”. O acompanhamento do processo e a comunicação com a família são constantes, assim como a avaliação do desempenho do profissional. Se preciso, são feitos ajustes no plano de cuidados.

Jaqueline destaca que a presença da família continua fundamental. “O cuidador complementa esse apoio, garantindo que a atenção médica e o suporte diário sejam oferecidos adequadamente”. O cuidado domiciliar propicia conforto, segurança, economia e impede hospitalizações frequentes. “É uma alternativa valiosa e flexível”. Para obter mais informações sobre os serviços, entre em contato com a Vita Care. Proporcione qualidade de vida ao seu ente querido!

EXERCÍCIOS PARA IDOSOS

Se você deseja promover atividades físicas para os idosos de sua família levando em consideração suas condições de saúde e preferências, a Vita Care está à disposição para ajudar. “Após uma avaliação criteriosa, recomendamos exercícios simples que os idosos podem realizar em casa. O objetivo é manter a mobilidade, força e a saúde em geral, contribuindo para um envelhecimento mais saudável.” Conheça algumas das dinâmicas no Instagram @vitacare_bh.

CONHEÇA O TRABALHO DA VITA CARE!

Endereço: Rua Alagoas, 1000, sala 1003 – Savassi

Instagram: @vitacare_bh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *