Faz de conta: o poder da fantasia para a criança
Criança é curiosidade, exploração, movimento constante. Imaginação, criatividade e fantasia transbordam em cada brincadeira. Lilian Costa, diretora pedagógica da Escola Infantil Visconde de Sabugosa, argumenta, porém, que os pequenos têm perdido o lado infantil muito cedo: “Estão envolvidos em telas e participam de assuntos de adulto, opinando e assumindo uma carga que não é deles. Sobra pouco tempo para brincar e fantasiar”, explica a educadora da escola, que fica na Rua Paul Bouthilier, 210, perto da Praça da Bandeira, e recebe alunos de 1 a 6 anos.
Quando pequena, às vezes a criança não tem a verdadeira percepção dos acontecimentos, representando a sua própria realidade. “Com as brincadeiras de faz de conta, ela reproduz vivências, resolve conflitos e angústias, internaliza comportamentos. Pode pegar a boneca e ficar brava com ela, talvez representando um problema vivido em sua casa. Ou colocar o telefone no ouvido e sair falando e fazendo as coisas, uma cena típica da mãe. O faz de conta funciona como ‘ludoterapia’, em que a criança reproduz o quanto for necessário, procurando entender aquilo que aconteceu”.
Pensando nisso, a Visconde oferece várias brincadeiras de faz de conta como casinha com cozinha e bonecas, oficina mecânica, médico, escritório etc. “Oferecemos aos pequenos a oportunidade de criar, deixando materiais diferentes expostos. Gravetos no chão viram injeção e vela para o bolo. O brincar está presente diariamente, ora direcionado pelo professor, ora livre. Assim, a criança tem mais desafios e ganha novas habilidades, além de aprender os conteúdos curriculares”.
O faz de conta também permite que ela expresse suas emoções: “Isso é muito importante na Visconde, ajudamos cada um a nomear seus sentimentos. Usamos histórias e o dado das emoções. As crianças jogam, e a fisionomia que sair elas devem falar de situações em que já vivenciaram a emoção, entendendo os seus sentimentos”. Mesmo quando há atrito com o colega, a escola estimula a criança a verbalizar o que está sentindo. “Incentivamos os pequenos a falarem de suas emoções positivas e negativas”. Outro benefício é ajudá-los a enfrentar medos: “O adulto atua assumindo um personagem que interage com o da criança. Na brincadeira ambos vão falando sobre o acontecido, e a conversa faz com que ela fique mais confortável. Você mostra que já vivenciou situação parecida e a superou, deixando-a mais confiante e segura para realizar a mesma coisa”.
A criança que brinca tem mais competências emocionais e sociais. “A criatividade a ajuda a encarar os problemas na vida adulta e amplia o pensamento estratégico. É saudável investir na imaginação dos pequenos”. Por isso, Lilian convoca os pais a deixarem o filho fantasiar e viver a infância. “Notamos no comportamento da criança a influência familiar, quando a fantasia e o imaginário não estão sendo estimulados. Tudo é real, bastante explicado à criança como se ela fosse um miniadulto”.
Se você ambiciona que seu filho seja uma criança com autonomia, mais bem preparado para o desconhecido e que interaja muito com as pessoas, sendo feliz, agende uma reunião na Visconde. “Conheça o espaço e a proposta pedagógica, observe a nossa rotina. Estamos prontos para tirar dúvidas e acolher vocês!”.
CONHEÇA A ESCOLA VISCONDE DE SABUGOSA!
Endereço: Rua Paul Bouthilier, 210, Mangabeiras
Telefones: 3281-1015 e 98447-0883
Instagram: @viscondedesabugosabh