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Como ficará o estacionamento na Afonso Pena?

Muito se tem falado sobre as intervenções na Avenida Afonso Pena, que está no centro de uma polêmica. No fim de 2023, a prefeitura iniciou as obras de construção de uma ciclovia que começa na Praça da Bandeira e percorre toda a avenida até a Praça da Rodoviária. Serão 4,2 km de extensão, além de faixas exclusivas e preferenciais de ônibus em alguns trechos. O valor total ficará em R$ 24,8 milhões levando-se em conta todas as intervenções. Daremos espaço para que você possa se manifestar (fale com a gente, dê a sua opinião sobre o projeto) em matérias a serem publicadas nos próximos meses. Porém, há algo que não tem chamado atenção do debate público: e os comerciantes?
A gerente de uma empresa, que preferiu não se identificar, afirma que os clientes já estão reclamando: “Alguns moram do outro lado da Afonso Pena e sentem dificuldade de atravessar até o comércio, pois agora não dá mais para acessar o meio do quarteirão por causa da ciclovia, só pela faixa de pedestres. Está demorando mais”. Ela explica que não foi ouvida durante a discussão do projeto, “só passaram avisando que iam começar as obras. Os estacionamentos estão proibidos no sentido Bairro/Centro [veja foto, tirada no fechamento da edição, em 5 de fevereiro] e não sabemos até quando ficarão assim. Acho as mudanças desnecessárias”.

Jésus de Oliveira também se sente prejudicado: “O movimento não está bom desde a pandemia e, sem as vagas de estacionamento na descida para o Centro, os clientes diminuíram. Antes a pessoa parava rapidinho para fazer um serviço, agora creio que ela vai preferir o shopping por causa das vagas”. Ele diz que tem uma área reservada para estacionar o carro, que é paga, mas está sendo utilizada por motoristas que não conseguem parar na Afonso Pena. “Estão havendo desentendimentos, é perigoso”. Jésus afirma que não vê bicicletas no trecho, só monociclos. “Quando as obras estiverem prontas, acho que vai ser um desastre para BH. Não há por que criar uma ciclovia aqui”.

Procuramos a prefeitura em busca de informações sobre o planejamento e as vagas de estacionamento: “Considerando o fluxo de pessoas e veículos, bem como o acesso às lojas e prédios comerciais ao longo da avenida, as obras serão executadas em trechos, com algumas frentes simultâneas de trabalho. As intervenções previstas dentro de uma área serão finalizadas a cada semana para que, posteriormente, novas frentes sejam abertas”.

Além disso, a administração pública avisa que haverá interdição do fluxo de veículos em uma faixa da avenida, a mais próxima do canteiro central, no trecho em que o serviço estiver sendo executado. “Assim que a obra for avançando, a Sudecap, responsável pela supervisão do projeto, juntamente com a BHTrans, vão avaliar as mudanças no trânsito. Vamos informá-las com antecedência, conforme forem sendo necessárias, sinalizando com placas e faixas de pano para orientar motoristas e pedestres”.

Porém, a principal dúvida permanece: haverá estacionamento na Afonso Pena no trecho entre Praça da Bandeira e Praça Milton Campos, nos dois sentidos, após o término das obras? Nós questionamos a prefeitura por várias vezes nas últimas semanas e de todas as formas, mas a insistência ainda não foi suficiente para obtermos uma resposta clara. Vamos continuar em busca da informação e divulgaremos eventuais novidades no Instagram (@jornalplanetaserra) e na próxima edição. E você, o que pensa sobre as intervenções na Afonso Pena? Envie a sua opinião pelo WhatsApp 98761-7569.

One thought on “Como ficará o estacionamento na Afonso Pena?

  • 30 de abril de 2024 em 5:01 pm
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    Belo Horizonte, tem mais carros que habitantes, existe uma ignorância quanto se fala em “mobilidade Urbana” ou “conceito intermodal”. Nossa cidade minúscula tem um relevo difícil e motorista mais mal-educados do Brasil, não respeitam, pedestres, motociclistas, ciclistas e ou demais motoristas.
    Quem já viajou para a Europa, conheceu o EUROVELO, uma forma de viajar pela Europa inteira por ciclovias, uma cidade como Paris que onde os ciclistas são respeitados e protegidos . Nos Países Baixos, 84% da população usam bicicletas. Então, esta obra da ciclovia da Afonso Pena não será em vão, BH passará seu uma cidade moderna e consciente

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