fbpx

Filho reprovado na escola? Saiba como reverter

Não é fácil recomeçar o ano letivo na mesma série devido a uma reprovação. “Isso acarreta graves consequências na vida do estudante, e as questões emocionais se entrelaçam nesse quadro: desde a vergonha em relação aos colegas que avançaram de etapa, bem como déficit de atenção, desinteresse nos estudos, tristeza, medo e, em casos mais sérios, depressão”, aponta Márcia Cristina Laurico, diretora pedagógica do Colégio Método, que atende alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio.

A educadora explica que os fatores citados são determinantes para o insucesso desse aluno na aprendizagem. Mas nem tudo está perdido! Se o seu filho ou neto acabou reprovado no ano passado, procure o Colégio Método para obter mais informações sobre os processos de aceleração e reclassificação de estudos: “A primeira normalmente atende aqueles que ficaram retidos na série anterior por 1 ou 2 anos ou vieram de intercâmbio cultural. Por sua vez, a segunda abrange estudantes que foram reprovados em algumas disciplinas na série anterior”.

Os dois processos estão legalmente amparados na Lei Federal 9.394/96, o que dá segurança jurídica a estudantes e escolas. Oferecer ambos é um dos grandes diferenciais do Colégio Método, que teve o primeiro caso em 2000. “É um processo trabalhoso que requer conhecimento, tempo e pessoal qualificado”. Ao longo dos anos o Colégio Método foi se especializando, buscando informações nas leis, o que resultou no aumento da demanda. “Acredito que outras escolas não investem nisso por não se encontrarem disponíveis ou preparadas. Sempre aceitamos desafios e inovamos na educação”.

Em tese, qualquer aluno pode participar, mas há alguns pré-requisitos e é preciso analisar a documentação. “Todas as informações são repassadas na entrevista inicial, em que a família é atendida por nosso psicólogo escolar. Estando tudo certo, elaboramos o Planejamento de Desenvolvimento Individual (PDI) para o aluno, junto com os trâmites legais para a matrícula”. Durante as aulas, as turmas reduzidas no Colégio Método permitem ao professor observar o desempenho de cada um. “Isso faz toda a diferença, pois a aceleração e reclassificação necessitam de acompanhamento constante”.

Márcia atesta que o estudante precisa estar comprometido com o hábito dos estudos. Sendo o processo bem desenvolvido, o aluno resgata a autoestima, dando continuidade na aprendizagem. “O psicólogo escolar auxilia o estudante em todas as etapas, detectando possíveis falhas e dificuldades e ajustando o planejamento. É preciso que o aluno se adapte”.

Aliás, a presença do psicólogo escolar é outro diferencial do Colégio Método, que atende estudantes com TDAH e outras especificidades. “Grande parte do insucesso na escola tem a ver com a capacidade de memória que o aluno deve apresentar, não com a aprendizagem de fato. E isso nada tem relação com inteligência. Por isso, acompanhamos aqueles que são TDAH levando em conta as especificidades do transtorno”. Se você deseja saber mais detalhes sobre a aceleração e reclassificação de estudos, entre em contato com o Colégio Método: “As vagas são limitadas, pois nós trabalhamos com turmas reduzidas”. Permita que seu filho ou neto recupere o tempo perdido nos estudos!

MATRICULE-SE NO COLÉGIO MÉTODO!

Endereço: Rua Manoel Gomes Pereira, 91

Telefones: 3221.8003 e 99739.9160

Instagram: @metodo_plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *