fbpx

Prefeitura deve substituir 26 lixeiras na Serra

Basta caminhar pela Serra para perceber que algumas ruas e passeios estão sendo maltratados pela quantidade de lixo, folhas, dejetos humanos e de animais etc. De acordo com a prefeitura (PBH), as vias mais sujas do bairro são Monte Sião, Caraça, Sacramento, Carlos Etiene de Castro, Rua da Passagem e Mangabeira da Serra. Entretanto, a maior frequência de varrição aqui, de duas vezes por semana, ocorre apenas nas mais movimentadas como Rua do Ouro, Estevão Pinto e Avenida Bandeirantes. “Na maioria das outras vias, essa limpeza é realizada quinzenalmente”.

A PBH justifica que a periodicidade do serviço é determinada pelas características de ocupação das ruas, intensidade do trânsito, tipo de arborização e fluxo de pedestres. “A SLU compreende que limpar a cidade é tarefa do poder público, mas acredita que deixá-la sem sujeira é responsabilidade de todos. É preciso uma maior conscientização e colaboração por parte do cidadão”. O PLANETA SERRA concorda e pede a moradores e comerciantes que, na medida do possível, mantenham suas calçadas limpas. Fica mais convidativo para visitas e clientes, certo?

A prefeitura ainda avisa que os entulhos de construção, restos de poda e móveis velhos precisam ser levados a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) – a mais próxima da Serra está localizada na Av. Mem de Sá, 1.860, no Novo São Lucas. “A coleta seletiva no bairro ocorre às terças-feiras pela manhã. Basta separar os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro), higienizá-los e colocá-los juntos (exceto vidro, separado) em saco plástico, de preferência transparente, na calçada às 8h. Como o recolhimento do lixo comum é realizado todos os dias a partir das 20h, ponha a sacolinha das 19h às 20h”. Questionamos a PBH sobre onde estão os pontos críticos de descarte irregular de lixo na Serra, mas a administração pública, mesmo após insistirmos, apenas informou que são 10. Se você perceber problemas desse tipo, denuncie pelo link abre.ai/descarte-irregular ou envie fotos e vídeos para a gente no 98761-7569 (WhatsApp).

A boa notícia é que a prefeitura vai começar a substituir os cestos coletores leves em Belo Horizonte provavelmente a partir de junho. “A Serra possui 208 equipamentos registrados, sendo 26 danificados ou desaparecidos”. A licitação foi realizada em 22 de maio e custará ao município pouco mais de R$ 9 milhões para a compra de 11.500 lixeiras a serem colocadas em toda a cidade: “O valor corresponde ao fornecimento, instalação, retirada, limpeza e adesivação dos objetos, além de acondicionamento, coleta e transporte dos resíduos até um aterro sanitário em Sabará”.

Certamente, uma das novas lixeiras instaladas será a que a moradora Filomena Souza pediu ao PLANETA SERRA para substituir em dezembro de 2023: “Ela fica na Rua Trifana, 643, num ponto de ônibus, e é muito utilizada. Porém, está quebrada (foto) e não retém o lixo, que acaba espalhado pelo chão”. Na época, a PBH apenas recolheu o equipamento, pois não havia contrato, prometendo priorizar o atendimento quando ele fosse assinado. Se você deseja instalar lixeiras pequenas na sua rua, precisa fazer o pedido pelo link abre.ai/lixeira-serra. Outra opção é requerer cestos comunitários para resíduos comuns (abre.ai/lixo-domiciliar). Em sua opinião, o que deve ser feito para que as ruas do nosso bairro fiquem mais bem cuidadas? Sugerimos ser dado um desconto no IPTU para quem mantiver sua calçada limpa (abre.ai/ruas-sujas). O que você acha disso? Mande seu comentário no nosso WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *