Região Centro-Sul de BH: quais as suas demandas, morador?
Você que acompanha o PLANETA SERRA já percebeu que o nosso objetivo é mais do que informar: queremos contribuir na resolução das demandas da população, trazendo melhorias para a Serra e os bairros vizinhos. De quebra, acabamos incentivando o engajamento das pessoas nas decisões que afetam suas próprias vidas. “Acredito muito na participação do cidadão. Alguns brasileiros têm o péssimo hábito de achar que exercem a cidadania apenas nas eleições e depois só ficam criticando. Precisamos levar novas ideias, ter um olhar de cuidado para com a cidade”, argumenta a vereadora Fernanda Pereira Altoé, parceira do jornal e da região.
Segundo ela, é impossível para o poder público dar conta de todos os problemas. “Se o cidadão apresenta suas demandas e cobra uma solução, sente-se parte da transformação da cidade, ela fica mais viva”. Fernanda, formada em direito, foi conciliadora do Juizado Especial das Relações de Consumo e estagiária do fórum, além de ter servido 10 anos como assessora da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de MG e promotora de Justiça no Ministério Público de SP. “Sempre gostei de uma atuação mais pública, voltada à coletividade, tanto que fiz o curso de direito para ser juíza ou promotora”.
A entrada da parlamentar na política veio exatamente de um despertar para a necessidade de nós, cidadãos, sermos mais ativos. “Em 2015, eu e meu marido passamos a avaliar irmos embora do Brasil. Havia largado o MP de SP para ficar perto da família em BH, cidade que amo, e de repente eu estou indo para o exterior porque não acredito mais no país? Então foi ali que surgiu o interesse de participar da política”, relembra. Eleita para o 1º mandato em 2020, Fernanda Pereira Altoé aborda vários temas em sua trajetória como parlamentar: “Por causa da minha formação, a questão da transparência e do combate à corrupção são muito importantes para mim. Quero ver o dinheiro do imposto que pagamos ser corretamente aplicado e proporcionar um serviço de qualidade”.
A vereadora tem atuado muito em assuntos como mobilidade urbana, saúde primária de qualidade, principalmente na pediatria em centros de saúde e UPAs, segurança pública etc. “Abordei o tópico da cidade-esponja em minha campanha de 2020 e pus em prática com os jardins de chuva em BH. Minhas emendas têm ido também para a renovação de praças e parques, pois aproveitamos pouco a cidade, ficando ilhados em nossas casas. A natureza melhora a saúde mental e sociabilidade, dando mais qualidade de vida. A cidade que é bem cuidada fica mais bonita e o cidadão a acolhe. Quando está abandonada, é tratada da mesma maneira pelas pessoas”.
Moradora do Sion, perto da Serra, Fernanda sempre viveu na Região Centro-Sul e frequenta os bairros vizinhos. “Sei dos problemas que a população vivencia e tenho uma atuação maior aqui, pois as pessoas se identificam mais comigo e me veem de forma mais acessível. Porém, entendo que o vereador deve ser visto como um representante da cidade como um todo”. De acordo com ela, o fato de uma região precisar mais do que outra não significa que os moradores da Centro-Sul não necessitem de que o poder público esteja atento às suas reivindicações. “A nossa demanda não é menos importante, pois se trata da nossa pauta. A PBH deve atender todos que pagam impostos”.
Portanto, quais são as suas exigências, morador da Região Centro-Sul? Fique à vontade para procurar a vereadora Fernanda Pereira Altoé via e-mail (ver.fernandapereira@cmbh.mg.gov.br), WhatsApp (99927-8396) e no Facebook e Instagram (@fernandapereiraaltoe). Vamos participar das decisões que afetam a nossa vida?