fbpx

Colégio Método: atenção individual a cada aluno

Com o ano letivo se aproximando do fim, é comum alguns pais avaliarem trocar seus filhos de escola. O processo envolve incertezas e é preciso muito critério para que a escolha se comprove acertada. No Colégio Método, que atende ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio, um fator muito importante para o sucesso da aprendizagem é ter menos alunos em sala: “Isso faz com que os professores conheçam mais cada estudante, promovendo a individualização do ensinamento”, define Márcia Cristina Laurico, diretora pedagógica da escola, fundada há 36 anos e atualmente na Rua Manoel Gomes Pereira, 91, perto da Igreja São João Evangelista.

Para a educadora, também psicóloga, a turma reduzida garante socialização e facilita o processo de aprendizagem, tornando-os mais efetivos: “Nenhum aluno fica sem fazer perguntas e tirar dúvidas, todos têm oportunidade de participar”. O acompanhamento de cada um ainda permite ao Colégio Método ofertar adaptações de currículo com o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) que são efetivamente colocadas em prática. “Isso permite que os estudantes tenham suas potencialidades estimuladas e debilidades compensadas”.

No Colégio Método também é possível fazer a aceleração e reclassificação de estudos, regulamentadas por lei federal: “Podendo ser parte do PDI, elas propiciam a quem está com atraso escolar a oportunidade de atingir o nível de desenvolvimento correspondente à idade”. As duas metodologias acontecem durante o ano letivo e em cada caso é elaborada uma proposta pedagógica específica: “Os conteúdos e tempo necessários para atividades e provas são concebidos de acordo com o ritmo e desempenho do aluno. Assim, ele fica mais seguro e com autoestima, aspectos que influenciam a aprendizagem, guiada por emoção, motivação, curiosidade e desafio. Fora da faixa etária, ele costuma perder o interesse. Por isso, nosso acompanhamento é permanente”. Nem todo estudante pode participar dos processos, precisando atender a algumas exigências específicas.

Outro diferencial no Colégio Método é o ensino híbrido: “A aula ocorre na escola, e o aluno a assiste estando em tempo real noutro lugar. Ele pode perguntar ao professor e interagir com os colegas de sala, diferentemente do ensino a distância (EaD), em que as aulas são gravadas”. Esse modelo é indicado apenas quando o adolescente tem recomendação por um profissional de saúde e, principalmente, para alunos-atletas, inclusive de fora de BH. “Ele precisa apresentar declaração do clube ao qual está filiado, acompanhar aulas e fazer provas e atividades de acordo com o seu PDI”.

Essa flexibilização permite que a família invista no talento que tem em casa, enquanto o estudante concilia de forma exitosa a vida acadêmica e esportiva/artística, desde que esteja comprometido. “Isso faz a diferença em um país que não oferece incentivos à aprendizagem do atleta. Recebemos reclamações de alunos orientados a escolher a carreira ou os estudos. Aqui, eles são acolhidos”. Conheça o Colégio Método, que está com matrículas abertas para 2025. Avise que leu este texto no PLANETA SERRA e ganhe 15% de desconto nas matrículas e 5% em todas as mensalidades do ano que vem para inscrições efetivadas até 30 de outubro de 2024.

MATRICULE-SE NO COLÉGIO MÉTODO!

Endereço: Rua Manoel Gomes Pereira, 91

Telefones: 3221.8003 e 99739.9160

Instagram: @colegiometodo_plus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *