fbpx

Taxistas de BH poderão circular com caminhonetes de cabine dupla

Você já fez compras num supermercado ou shopping e, na hora de pegar um táxi, não havia espaço para acomodar tudo? Ou chegou de viagem e precisou pegar um táxi no aeroporto, mas as malas não couberam? Pois a Prefeitura de Belo Horizonte publicou uma portaria em 4 de outubro de 2024 que pode resolver esse problema.

Desde essa data, a administração pública autoriza o uso de caminhonetes cabine dupla no serviço de transporte individual de passageiros por táxi. A medida atende a uma demanda dos taxistas, visando a facilitar o transporte de volumes maiores e cargas leves como compras de supermercados, feiras e centros comerciais, além de bagagens e malas de viagem.

A nova portaria estabelece as especificações técnicas necessárias para que esses veículos possam circular como táxi. Entre os requisitos, a necessidade de a caminhonete ter um motor com potência mínima de 130 cavalos (para modelos a gasolina), detalhes sobre a distância entre os eixos e os limites para a capacidade da caçamba, que deve ter um volume máximo de 990 litros. Atualmente, são quatro os modelos enquadrados: Fiat Toro, Renault Oroch, Chevrolet Montana e Dodge Rampage.

As caminhonetes devem estar equipadas com uma capota impermeável que cubra completamente a caçamba, garantindo a proteção da bagagem ou do volume transportado. As caçambas podem ser usadas apenas para levar volumes pertencentes aos passageiros que estejam sendo transportados, e exclusivamente durante o período em que eles estiverem no veículo. Ou seja, os taxistas não vão se tornar carretos!

A regulamentação também proíbe o transporte de itens que excedam as dimensões da caçamba ou causem deformações na capota, assim como circular com a tampa da caçamba aberta ou com o uso de extensores e acessórios semelhantes, assegurando padrões de segurança e qualidade no serviço. A nova regulamentação oferece mais flexibilidade para os taxistas de Belo Horizonte ao mesmo tempo em que garante padrões de segurança e qualidade para o transporte de passageiros e seus pertences.

O que você acha dessa ideia, que já existe em outras cidades brasileiras como Recife e São Paulo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *