Implantes: melhor solução para a falta de dentes!
Ficar sem um ou mais dentes é prejudicial para além da estética: “A falta deles interfere na mastigação e, com o tempo, o espaço deixado acaba preenchido pelos dentes mais próximos. Assim, as células do osso o reabsorvem até ele praticamente desaparecer. Por isso, quem tem poucos ou nenhum dente parece estar com a boca murcha”, explica Dra. Taynara Melo, dentista da OdontoFast, clínica localizada na Rua do Ouro, 240, perto do Verdemar.
As 2 principais causas do problema são as cáries não cuidadas e a doença periodontal, comum nos idosos: “Ela é provocada por uma bactéria alojada no osso do dente, reabsorvendo-o. Como é ele que segura o dente, este vai perdendo a estabilidade até cair”. Se você está sem um ou mais dentes, a profissional sugere fazer os implantes o mais rápido possível: “Demorar alguns anos causa impactos no osso, podendo ser necessário fazer um enxerto para que cresça novamente, recuperando sua função. É mais demorado e custoso”. Dra. Taynara também chama atenção que o espaço protético, no qual é colocada a coroa do implante que vai imitar o dente natural, vai se fechando por causa do movimento dos outros dentes. “É possível corrigir, mas você terá de usar aparelho antes de fazer os implantes”.
O procedimento é indicado a partir de 16 a 18 anos, quando termina o crescimento ósseo. Por outro lado, não há um limite de idade para fazer a cirurgia, apenas a saúde geral da pessoa precisa estar muito boa. “Caso contrário, sugerimos procurar o médico para estabilizar geralmente pressão alta ou diabetes. Sem isso, pode-se até perder os implantes”.
Assim que o paciente chega, a OdontoFast faz sua avaliação completa: “Pedimos uma tomografia para verificar se a pessoa tem osso suficiente para sustentar os implantes. Com o scanner intraoral, tiramos várias fotos da arcada dentária e enviamos para o laboratório produzir as peças o mais fiel possível aos outros dentes. Levamos em conta o formato do rosto, pois cada um se adéqua melhor a um tipo de dente”. Estando tudo certo, são colocados os pinos de titânio, material biocompatível que diminui bastante a chance de rejeição dos implantes pelo organismo. “O procedimento dura 20 minutos para cada implante, não causa dor e é realizado com anestesia local ou sedação”. O pós-operatório tem repouso de até 48h. Após a cirurgia, é preciso esperar cerca de 6 meses para a ósseointegração e cicatrização: “O osso vai se ligando ao implante como se fosse uma raiz natural”.
Se você tem receio de fazer implantes, Dra. Taynara argumenta: “As técnicas atuais e os materiais biocompatíveis tornam o procedimento tranquilo e rápido, além de ser a melhor forma de parecer mais com o seu dente natural. As próteses removíveis (dentaduras) não são confortáveis, ficam bambas e caem, mancham e devem ser retiradas para higienização. Seguidos os cuidados, os implantes são para a vida toda. Quem faz, fala que deveria ter feito muito antes”. Você ainda diminui o custo da cirurgia ao colocar 2 implantes a cada 3 dentes, como uma ponte, e a partir de 4 fixando a dentadura na arcada dentária, o famoso protocolo.
A OdontoFast trabalha com a parte estética, extrações, próteses removíveis e fixas, Invisalign etc. Fale que leu este texto no PLANETA SERRA, ganhe uma avaliação gratuita em qualquer tratamento e tenha condições especiais. Volte a sorrir com autoestima, mude a sua vida!
MELHORE SUA AUTOESTIMA NA ODONTOFAST!
Endereço: Rua do Ouro, 240 – bairro Serra/BH
Horários: segunda a sexta (8h às 19h) e sábado (8h às 12h)
Consultas: 97253-5552
Instagram: @odonto.fast