fbpx

A fisioterapia é aliada da sua qualidade de vida

A pandemia do coronavírus modificou nossa rotina. Você, por exemplo, tem mantido os exercícios diários? Saiba que isso é primordial, como alerta a fisioterapeuta Lorenza Eduvige: “As outras doenças continuam nos afetando da mesma forma. Ficar parados, em qualquer idade, nos torna vulneráveis a diversas enfermidades. Em razão do isolamento social, muitos casos de perda de massa muscular e/ou força se agravaram. Quadros de demência também podem apresentar piora com a diminuição do contato social. Costumo também atender pacientes jovens com queixas de dor nas costas, joelhos, ombros e pescoço”.

Se você está se sentindo cansado ou sem forças, consulte um fisioterapeuta: “Somos profissionais de primeiro contato, ou seja, o paciente não precisa passar por um médico antes de buscar atendimento, os dois são independentes e trabalham juntos”, esclarece. Lorenza também avisa que o envolvimento do paciente é imprescindível para o bom resultado do tratamento, com a prática diária dos exercícios orientados.

Lorenza Eduvige tem experiência com crianças e idosos

Lorenza Eduvige faz consultas domiciliares com todos os cuidados que a pandemia exige: “Quando possível, deixo o tênis na entrada para não levar nada da rua para o interior da casa do cliente”. Geralmente os atendimentos são de 40 minutos a 1h, duas vezes por semana, e a duração ou quantidade variam de acordo com as necessidades de cada paciente, assim como os exercícios. “No atendimento inicial, faço a avaliação de alguns fatores como força muscular, equilíbrio, coordenação motora, compensações musculares, condicionamento respiratório etc”.

Lorenza prefere utilizar nos exercícios objetos que a família já tenha em casa, como cabo de vassoura, cadeiras e bancos. “À medida que o tratamento evolui e as demandas se alteram, novos objetivos são traçados”.

A fisioterapeuta também trata de pós-operatórios e casos mais complexos. Aprovada em primeiro lugar no programa de Aperfeiçoamento em Fisioterapia da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), Lorenza iniciou agora em março a pós-graduação em fisioterapia neurofuncional, “área em que os aprendizados não param”. Assim, ela tem contato com muitas crianças com quadros de paralisia cerebral, mas a fisioterapia neurofuncional também engloba pacientes com doença de Parkinson, reabilitação pós-Acidente Vascular Cerebral (AVC), lesões medulares, síndrome de Down, atrasos no desenvolvimento infantil e quadros neurológicos em geral.

Com a experiência acumulada, Lorenza Eduvige valoriza muito o fator humano: “Gosto da troca com cada paciente, as maiores lições que aprendi vieram de pacientes, suas famílias e histórias. Acredito que deixo um pouco de mim também. Espero continuar ajudando cada vez mais pessoas”.

MARQUE A SUA CONSULTA!

Lorenza Eduvige (CREFITO – 4/293932-F) | Fisioterapia Domiciliar (reabilitação neurofuncional) | Tel: 99663-1226

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *