fbpx

A idade ideal para a criança entrar na escola

Por Elza Maria Mourão Vasconcelos*

No passado, as brincadeiras durante a infância eram compartilhadas com os irmãos, primos e vizinhos, nos quintais, ruas e parques. Hoje, a criança geralmente é filha única, ou tem no máximo um irmão. Mal conhece os vizinhos e encontra esporadicamente os parentes próximos. Seus pais estão sobrecarregados com as exigências do trabalho. Às vezes só os vê na hora do almoço, ou apenas à noite, já cansados. Quem cuida dela na ausência dos pais nem sempre tem conhecimentos elementares sobre o desenvolvimento infantil e muitas vezes não consegue proporcionar a ela oportunidades de brincar e conviver com outras crianças. 

Com isso, a criança convive predominantemente com adultos, brinca confinada em pequenos espaços e passa um longo tempo envolvida com televisão, tablets e games. A postura sedentária, o excesso de guloseimas e de alimentos calóricos são as principais responsáveis pelo elevado número de crianças com sobrepeso atualmente.

Em uma boa escola infantil, educadores especializados proporcionam à criança atividades instigantes e enriquecedoras. Ela assimila bons hábitos alimentares. Aprimora habilidades corporais, amplia o vocabulário, desenvolve o raciocínio lógico e inicia o aprendizado da língua escrita. Na interação com os coleguinhas, compartilha experiências e aprende regras necessárias para a convivência no coletivo. Assimila bons hábitos alimentares. Ela é iniciada aos valores éticos e ao respeito à diversidade, ao meio ambiente, à hierarquia e aos horários e desenvolve a autonomia e o autoconhecimento. Essas experiências serão fundamentais no desenvolvimento das habilidades necessárias à solução dos grandes desafios que a vida impõe a todos, e na construção de boas relações sociais, familiares e profissionais no futuro. Você ainda tem alguma dúvida de que, nos dias de hoje, desde muito cedo, o melhor lugar para a criança é a escola?

No entanto, a primeira experiência da criança na escola exige cuidados. No primeiro momento, o ambiente escolar e as pessoas que ali trabalham lhe são estranhos e ela poderá se sentir insegura. É importante que a escola permita que alguém da família permaneça ao seu lado nos primeiros dias de aula até que ela se adapte à rotina da escola, percebendo-a como um lugar seguro e agradável.  Cada criança exige um tempo diferente na adaptação à vida escolar que é necessário respeitar.

É fundamental a participação dos pais na vida escolar da criança, nos eventos e reuniões agendadas.  É importante ler os bilhetes enviados e atender as solicitações feitas pelo professor.  Conhecer os amiguinhos preferidos de seu filho e os pais dos alunos de sua turma, observar o seu comportamento ao chegar e sair da instituição, apreciar as produções e o material que ele leva da escola para casa, elogiando os seus progressos vão fazer a diferença em sua vida escolar. Manter o diálogo com a escola, se informando sobre as dificuldades e habilidades do filho, solicitando orientação quando necessário, pode ser decisivo no seu desenvolvimento. A escola pode ser uma importante parceira na educação de seu filho. Pense nisso.

*Psicóloga, psicopedagoga e diretora do Miudinhos, Centro de Educação Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *