fbpx

A importância do smartphone na vida do idoso

Não tem mais jeito. Daqui para frente, o mundo virtual fará cada vez mais parte do nosso dia a dia, seja para facilitar as atividades cotidianas ou com o intuito de mantermos vínculos com os familiares e amigos. “É de extrema necessidade que as pessoas, idosas ou não, se acostumem a utilizar o smartphone. Até mesmo para receber um benefício social é necessário se cadastrar na Internet”, diz Marise Fontenelle, formada pela Universidade Federal de Viçosa e membro do grupo Entendendo Iphone Club, que recebe suporte de atualizações da Apple.

Pensando nisso, Marise oferece aulas individuais dos principais modelos de smartphone como Samsung, Motorola, Iphone, LG, Xiaomi, entre outros. “Elas são voltadas para os idosos, mas tenho alunos na faixa dos 40 anos, o público é variado”. A professora alerta que não é um curso engessado, com apostila: “A pessoa aprenderá a usar o smartphone no seu tempo e no seu aparelho. As aulas são avulsas e direcionadas para a necessidade de cada aluno. Normalmente, elas ocorrem uma vez por semana com duração de 1h, o aluno define a periodicidade”.

Basicamente, Marise ensina a utilizar as redes sociais (Instagram, WhatsApp, Youtube e Facebook), realizar pesquisas no Google, pagar contas sem sair de casa, fazer pix, tirar fotos e produzir vídeos, mas também pode auxiliar o idoso em outras necessidades: “É de suma importância saber fazer compras online com segurança para não cair em golpes, pedir refeições por aplicativo, chamar um Uber/táxi e até enviar resultados de exames e confirmar consultas médicas”. Ela também ajuda a utilizar aplicativos como o Waze ou para estacionamento rotativo. “Há uma série de apps sobre os mais variados assuntos, ensino a instalá-los e usá-los”.

A professora relata que a maioria de seus alunos afirma já ter pedido apoio a filhos ou netos a fim de resolver algum problema no celular: “Os jovens não têm paciência para ensinar, apenas fazem os comandos sem explicar e pronto, deixando o idoso sem entender nada. Às vezes nem anotam a senha utilizada em algum cadastro”.

Por esta razão, Marise defende que o idoso ganha independência ao saber mexer no celular: “O dia a dia tem uma nova dinâmica, pois você pode fazer uma chamada de vídeo com familiares que moram em outra cidade ou país, reencontrar amigos antigos, mandar áudios, ouvir a missa da paróquia ou suas músicas preferidas enquanto lava a louça etc. Você ainda pode aprender a tocar um instrumento, fazer uma receita, criar um artesanato, é uma infinidade de opções. A nossa mente não pode ficar parada, com o celular você interage sempre, afasta a solidão e fortalece a memória”.

Mesmo você que tem medo de fazer alguma coisa errada e estragar o celular, as aulas vão te ajudar: “Tudo o que não conhecemos, temos receio de fazer. Smartphone não é um bicho de sete cabeças e nunca é tarde para aprender uma nova habilidade. Isso lhe dará confiança e segurança, sua autoestima vai aumentar, é uma nova vida”. Portanto, entre em contato com a professora Marise e faça parte do mundo virtual!

MARQUE A SUA AULA DE SMARTPHONE!

Telefone: 99244-9244

Aulas individuais de segunda a sexta com a professora Marise Fontenelle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *