fbpx

A união faz a força: linha S19 é aprovada

Imagine a seguinte situação: acordar cedo todos os dias para trabalhar e precisar percorrer 1,5 km a pé, num trajeto íngreme até a Av. Mem de Sá, já no bairro Santa Efigênia, só para conseguir pegar um ônibus até o metrô Santa Tereza. Outra opção era dar a volta pelo lado da Serra a fim de embarcar no 4107 ou 4102 rumo ao Centro, para daí pegar outro ônibus até chegar ao metrô.

Essa era a rotina da grande maioria dos moradores do Aglomerado da Serra, pois não existia uma linha de ônibus saindo da comunidade diretamente para o metrô Santa Tereza, percurso de pouco mais de 3 km. Nos finais de semana, a situação também era complicada: para levar até em casa as compras do supermercado, onde os preços eram mais em conta, as pessoas precisavam pagar perueiros a fim de transportar os produtos rua acima, o que aumentava muito os gastos.

Desde novembro de 2017, essas pessoas têm uma preocupação a menos. A linha S19, dos ônibus suplementares, está circulando na Serra e leva os moradores da Praça do Cardoso (Aglomerado) até o metrô e ao Boulevard Shopping, o que também não deixa de ser uma opção de lazer. O primeiro mês foi apenas um teste organizado pela BHTrans, mas a adesão dos moradores fez com que a autarquia confirmasse, em nota ao PLANETA SERRA, a continuidade da operação do S19.

Até o quadro de horários já aumentou: “Antes, o S19 trafegava das 5h50 às 20h (de segunda a sexta-feira) e até as 13h aos sábados”, destaca Letícia Domingues, integrante do Tarifa Zero BH, movimento que ajudou nas negociações com o poder público. Houve ampliação para 22h nos dias de semana e até as 20h aos sábados. “Em janeiro fizemos dois domingos de teste e vamos continuá-los, pois entendemos que há viabilidade para a linha circular nesse dia também. Nem nas férias houve redução de horários, o que normalmente acontece”, defende Letícia.

Possibilidade de acidentes em ponto final da linha S19

cruzamento da guaxupe com capivari
o cruzamento de Guaxupé com capivari é bem perigoso

A linha S19 está aprovada e chegou para facilitar a vida de milhares de pessoas, principalmente do Aglomerado da Serra. Com o tempo, evidentemente, alguns ajustes terão de ser feitos para melhorar ainda mais o serviço.

Sônia Ramos, moradora do bairro, escreveu uma mensagem para o PLANETA SERRA a fim de alertar para o ponto final da linha S19, que fica exatamente nas esquinas das ruas Guaxupé e Capivari.

Segundo ela, “vai acabar ocorrendo batida de frente, pois a Rua Guaxupé é de mão dupla e há um grande número de veículos estacionados em ambos os lados da via, a maior parte de funcionários do Hospital Evangélico”.

O PLANETA SERRA visitou o trecho informado e registrou um dos dois ônibus da linha S19 parado no ponto final, o que deixa evidente o risco de acidentes no cruzamento. O motorista que está na Rua Guaxupé precisa invadir a contramão para ultrapassar o S19, podendo dar de encontro com quem entra na via vindo da Rua Capivari.

ponto de onibus
A placa provisória do ponto de ônibus

Na mesma mensagem, Sônia Ramos aproveitou para fazer uma sugestão: “Na própria Rua Guaxupé há um muro preto, sem entrada e saída de veículos. Bastaria recuar para lá o ponto de ônibus, tem até uma sombra para os usuários esperarem pelo S19”.

Resposta da BHTrans

O PLANETA SERRA procurou a BHTrans e teve o seguinte retorno por meio de nota: “A BHTrans esclarece que o local do ponto de ônibus foi implantado a partir da solicitação da população e aprovado por ela. O local está adequado e cabem dois ônibus de forma segura. O que pode estar acontecendo é a parada de alguns veículos fora do local adequado. Agentes da BHTrans irão realizar visitas periódicas no local, conversar com os motoristas das linhas e verificar se a operação desse ponto de ônibus está funcionando bem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *