fbpx

Acolher Residencial: estímulos na melhor idade

O tempo passa para todos nós e chega uma hora que precisamos de um cuidado especializado. “A família deve se atentar quando o idoso tiver dificuldade ou já não conseguir realizar as tarefas do dia a dia como, por exemplo, higiene pessoal, uso do banheiro e alimentação. Há, ainda, comportamentos importantes a serem observados: alteração do sono, repetição de frases, irritabilidade, isolamento etc.”, avalia Karina Reis, enfermeira especialista em geriatria e terapia intensiva ao lado de Juliana Cezário, terapeuta ocupacional especialista em geriatria e neuropsicologia, ambas gestoras do Residencial Acolher Convivência Sênior.

É nesse momento que o familiar pode perceber que o idoso precisa ter uma rotina com horários fixos para as refeições, estímulos e descanso, além do monitoramento da saúde para evitar internações. Karina afirma que, segundo relatos dos familiares, contratar cuidadores para acompanhamento em casa acaba sendo oneroso e pouco estimulante para o idoso, o que reforça o seu declínio. Ela cuida da parte física/clínica dos residentes: “A assistência especializada nos permite identificar qualquer problema e intervir rapidamente. São detalhes que podem escapar de um familiar sobrecarregado física e mentalmente e resultar numa internação. Quando isso é necessário, facilita o fato de estarmos na Serra, perto da Área Hospitalar”.

Assim que o idoso chega, é feita uma avaliação admissional para saber se já teve quedas, internações, medicamentos que usa, exames atuais, restrições alimentares etc. “Com base nisso, traçamos um plano de cuidados individualizado”. Juliana Cezário, com experiência em terapia ocupacional, gerencia o cronograma de atividades dos cuidadores e conduz as oficinas estruturadas. “Oferecemos ginástica cerebral, dança sênior, culinária, jogos, pintura, costura e bordado, produção e dinâmicas, entre outras. Além de serem estimulados nas atividades, em suas interações contam histórias do passado e fazem amizades”.

A interação entre os idosos é essencial para a saúde mental deles

No Residencial Acolher, o idoso é acompanhado 24h pela equipe de enfermagem e cuidadores, que são treinados para identificar e intervir na alteração de sinais e sintomas e iniciar precocemente as devidas condutas diante de qualquer emergência. “A equipe é composta de profissionais geriatra, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicólogo, músico, enfermeira e terapeuta ocupacional”, enumera Juliana.

O Acolher Convivência Sênior dispõe de hospedagem permanente para aqueles que desejam morar na instituição e desfrutar de todos os serviços. A hospedagem temporária se adequa ao fim de semana, viagens da família, pós-operatório e reabilitação. Você também pode passar o dia no Centro de Convivência e participar das atividades ou realizar tratamentos. “Venha nos conhecer, ofertamos um ambiente planejado, aconchegante e acolhedor”, convidam Karina e Juliana.

CONHEÇA O RESIDENCIAL ACOLHER!

Endereço: Rua Palmira, 52 | Tels: 2528-1414, 98816-8319 ou 97158-4404 (WhatsApp) | Instagram: @acolherconvivenciasenior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *