Acupuntura e laserpuntura para os animais
Por Eugenio C. Rodrigues
Médico Veterinário/UFMG-1988 – CRMV-MG: 3573. Pós-graduação em Dermatologia e Medicina Veterinária Tradicional Chinesa.
Os pets ganharam status de membros da família e queremos cuidar de nossos companheiros da melhor maneira possível. Atualmente, isso inclui oferecer ao seu animalzinho de estimação sessões de acupuntura e/ou laserpuntura para tratar diversos males, entre eles problemas no sistema musculoesquelético (dificuldade para andar, beber água, comer e dormir por causa de dores), dermatológicos (coceira, feridas e otites), ortopédicos (claudicação e dificuldade de subir em móveis e escadarias), comportamentais, geriátricos e cuidados paliativos.
Em 2014, o Conselho Federal de Medicina Veterinária reconheceu a acupuntura como especialidade médica. A técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem como objetivo o acesso em pontos específicos distribuídos pelo corpo dos animais. Cada um desses pontos reflete as condições de saúde (equilíbrio) e tratam as doenças (desequilíbrio) do coração, fígado, rins, pulmões etc.
A acupuntura é indicada a todos os animais. Todavia, a maioria deles não pode usufruir dos benefícios da técnica devido ao medo e ao incômodo de ser picado por agulhas. Alguns pontos estão localizados em regiões bem sensíveis do corpo, e os animais são bastante reativos à inserção de agulhas nesses locais.
Em casos como esses, o seu animalzinho pode receber a laserpuntura, em que emissões controladas e amplificadas de luz vermelha ou infravermelha promovem os mesmos benefícios da acupuntura sem os incômodos, dores e stress. Qualquer animal tem indicação para o tratamento, principalmente os mais idosos. Fazemos uma consulta prévia para estabelecer um diagnóstico e planejar todo o processo, que tem sessões de 45 minutos em média pelo menos uma vez por semana.
Vale dizer que o profissional responsável pelos dois tratamentos precisa ter pós-graduação em MTC, uma forma de medicina praticada há milênios pelos chineses. Seus princípios básicos estão associados à filosofia taoísta do Yin e do Yang, opostos polares que se complementam e se fazem presentes em todas as coisas e fenômenos do universo. A MTC, portanto, tem como objetivo avaliar e interpretar os fenômenos naturais, incluindo aqueles que ocorrem no organismo humano e, por correspondência, no dos animais. Se o Yin e o Yang estão em equilíbrio, há saúde.
Por outro lado, qualquer desarmonia entre esses dois polos se reflete em falta de saúde ou doença. Se seu animalzinho está sentindo dores e incômodos, venha nos fazer uma visita para avaliarmos como podemos ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de vida!
Clínica Veterinária Mangabeiras
Endereço: Rua do Ouro 1822-A. – bairro Serra
Fones: 3287-1099/98374-1005
Facebook: @pet.acupuntura