Arteterapia: forma de cuidado ao idoso
Por Flávia Andrade Matos de Freitas
Formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e em Arteterapia pela Integrarte com o curso de pós-graduação.
A arteterapia tem a virtude de proporcionar ao indivíduo um caminho de transformação de vida por meio da criatividade, expressão, percepção, emoções e ideias. A arte traz benefícios para a mente, nos tornando pessoas mais sensíveis e com visão de um mundo de mais possibilidades e crescimento pessoal. No Residencial Acolher Convivência Sênior são oferecidas diversas dinâmicas que enriquecem o dia a dia dos idosos, possibilitando qualidade de vida. A arteterapia está presente e é ofertada semanalmente, trazendo para eles experiências criativas de encontro com o que cada um possui de melhor, uma busca do seu interior para enfeitar o mundo com leveza e alegria. A prática artística propicia a cada indivíduo reconhecer e resgatar seus pontos positivos e a confiança para se desvendar, assim como o fortalecimento da autoestima.
As atividades da arteterapia são voltadas para temas de reflexão pessoal, estimulando cada idoso a experimentar a arte de viver coisas novas. Trabalhamos ainda com temáticas de datas comemorativas a exemplo de Festa Junina, Dia das Mães, dos Pais, Dia dos Avós, Natal, Carnaval, buscando o significado que esses momentos trazem para cada um. Quando abordamos isso, apontamos coisas boas vivenciadas por eles e compartilhamos no grupo. Relembramos suas histórias, conversamos sobre o que há de especial em torno do tema. Desenvolvemos, então, trabalhos artísticos experimentando propostas diversas, assim como a utilização de insumos variados.
Uma coisa que também é desenvolvida nas práticas são releituras de algo simbólico como, por exemplo, as árvores de Natal. Nessa data criamos, a cada ano, diferentes tipos de árvores para estimular a criatividade dos idosos a fim de eles poderem viver experiências diferentes em torno do comum. Inventamos novas formas de fazer uma peça, modificando materiais e meios de montagem. Percorremos também outras atividades que incentivam a autonomia e as possibilidades de criar arte, testamos insumos variados que despertam curiosidade e interesse por parte do grupo. Chance para lidar com novidades ou mesmo recordar experiências vividas em alguma época da vida. É um instante individual em que sempre se descobre algo novo ou se compartilha conhecimento. A arte contribui para a qualidade de vida de todos, enriquece cada um de nós e mantém nossa mente ativa.
No Residencial Acolher, a arteterapia é apenas mais uma das atividades oferecidas aos residentes. Eles recebem atenção de enfermeiros, fisioterapeutas, geriatra, terapeuta ocupacional e outros profissionais que proporcionam a todos eles bem-estar, conforto, satisfação e saúde física, mental e emocional. Entre em contato conosco e marque uma visita para conhecer nossas instalações e planos de cuidados ao idoso!
VISITE O RESIDENCIAL ACOLHER
Unidade 1: Rua Palmira, 52 – Serra
Unidade 2: Rua Luz, 165 – Serra
Telefones: 98816-8319 | 97158-4404
Instagram: @acolherconvivenciasenior