Árvores na rua Apodi
Uma moradora, que não quis se identificar, pediu ao jornal que verificasse a condição de duas árvores na Rua Apodi, esquina com Rua Senador Pompeu. Fomos até o local, tiramos fotos de duas árvores que estavam um pouco tortas e procuramos a prefeitura.
A Regional Centro-Sul, por meio da Gerência de Infraestrutura Urbana, informou que a vistoria já foi realizada e estava programada uma intervenção entre os dias 4 e 9 de fevereiro: “Serão realizadas podas em cinco árvores localizadas no passeio dos imóveis de nº 100 e nº 120 para a retirada de galhos e brotações baixas, galhos próximos do imóvel e prejudicando a iluminação pública. Além disso, as podas visam a adequar o equilíbrio das copas”. No nº 110, a poda de uma árvore será feita para afastar e arredondar a copa.
A Regional Centro-Sul explicou que acompanha mais de 80 mil espécimes arbóreos, cujo serviço de vistoria é planejado por bairros: “São muitos espécimes, e o serviço de urgência acaba por atrapalhar este planejamento”. Por esta razão, é muito importante o acompanhamento dessas árvores por parte da população.
Quando desejar uma vistoria ou supressão de árvore, o morador pode ligar no 156; acessar o aplicativo PBH APP (clique em Solicitar Serviços, vá em Meio Ambiente, escolha a opção desejada e preencha as informações); acessar o site www.pbh.gov.br/sac (digite árvore no campo palavra-chave, escolha o serviço desejado e preencha os dados); pessoalmente no BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363, com entrada também pela Rua dos Caetés, 342). Caso não seja bem atendido, o morador pode procurar a Ouvidoria no site prefeitura.pbh.gov.br/ouvidoria/fale-com-a-ouvidoria.