As vantagens do atendimento domiciliar ao idoso
Assim como preparamos e adaptamos a casa para receber uma criança, à medida que envelhecemos as nossas necessidades também se modificam. É preciso um ambiente adequado para viver plenamente essa fase da vida. Pensando nisso, Jaqueline Silva, enfermeira de formação com 15 anos de experiência em atendimento domiciliar, fundou a Vita Care, que fica na Rua Alagoas, 1000, sala 1003, na Savassi. “Alguns idosos não abrem mão de morar sozinhos, mesmo que a família se faça presente. Outros vivem com os filhos, mas a rotina corrida impede o suporte integral. Há, ainda, aqueles que precisam de cuidados específicos, como nos casos de Al-zheimer, sequelas de AVC, recuperação de cirurgia etc. Oferecemos uma atenção personalizada às necessidades de cada um”.
A Vita Care trabalha com técnicos de enfermagem e cuidadores, que verificam sinais vitais regularmente, prevenindo piora do quadro de saúde e internações; administram medicamentos; preparam refeições; organizam o ambiente; promovem jogos e brincadeiras que estimulam a mente; acompanham em consultas etc. “No começo é comum haver resistência por parte do idoso de ter um cuidador em casa. Com o tempo, ele percebe a melhora na qualidade de vida, pois o profissional lhe proporciona conforto, segurança e companhia. Essa interação ajuda a promover o seu bem-estar”. O atendimento domiciliar é um processo gradual que respeita o tempo do paciente, afinal, é a casa dele. “Não posso chegar e modificar o ambiente e sua rotina de uma vez, fazendo com que o idoso não se reconheça no espaço”.
Jaqueline explica que o passo inicial é conhecer a fundo o paciente: “Colhemos todas as informações no questionário de avaliação diagnóstica. Os mínimos detalhes são levados em conta, por exemplo, se o idoso prefere alguém que conversa muito ou é mais reservado. Quanto mais claras as respostas, maior a chance de escolhermos o profissional certo na primeira tentativa, o que tem ocorrido na Vita Care”. Na visita à residência, a equipe averigua as condições do ambiente e sugere mudanças que visem à segurança do idoso, como instalação de barras de apoio e pisos antiderrapantes, retirada de tapetes etc., podendo indicar empresas parceiras.
Se o paciente é atendido por outros profissionais, como fisioterapeuta, a Vita Care trabalha em conjunto. “Nos casos recomendados, o cuidador deixa o idoso executar pequenas tarefas de que ele é capaz, mantendo sua autonomia. Estamos em contato constante com a família e disponibilizamos um diário completo no qual o cuidador anota o máximo possível de informações, inclusive sobre temperatura, pressão, saturação, frequência cardíaca etc.”. Em caso de emergência, já existe um plano de ação combinado com a família. “É tranquilizador saber que o idoso está sendo assistido em sua própria casa, onde se sente mais confortável”.
A Vita Care trabalha com escalas de 6h, 8h, 12h e 24h, sem sobrecarregar o profissional, o que pode causar perda de qualidade na prestação do serviço. “Oferecemos atendimento domiciliar e hospitalar também a crianças, gestantes e pacientes com deficiência, de forma fixa ou esporádica, como em pós-operatório ou viagem”. Entre em contato com a empresa e proporcione mais qualidade de vida ao seu ente querido!
CONHEÇA O TRABALHO DA VITA CARE!
Endereço: Rua Alagoas, 1000, sala 1003 – Savassi
Instagram: @vitacare_bh