fbpx

Bairro Serra tem nova associação em prol das pessoas!

O último dia 25 de março representou um marco significativo para a Serra: na ocasião ocorreu a fundação da Associação dos Moradores, Empresários e Condomínios da Serra e Região (Amecos), a nova entidade que vai resguardar os interesses da população do bairro. “Estamos muito orgulhosos em dar esse passo tão importante, fechando a primeira etapa de uma história que começou em 7 de maio de 2020 com a criação de um grupo de WhatsApp”, resume Roberto Greiner, eleito presidente.

A ideia de criar uma nova associação começou a ganhar ares práticos em novembro de 2024. Na época se juntou ao grupo Marcos Naves, vindo de uma tentativa frustrada de resgatar a Sociedade dos Amigos da Serra (SAS), antiga entidade do bairro, paralisada há cerca de 10 anos. “Concluímos de que precisávamos da ajuda do PLANETA SERRA, veículo de comunicação do bairro, para que a Amecos tomasse forma. Então convidamos o jornalista Matheus Laboissière e expusemos nossa proposta para a Serra”.

Roberto vê a associação como essencial para que o poder público possa ouvir e atender de forma mais eficaz às demandas dos moradores, comerciantes e daqueles que circulam todos os dias pela Serra. “Assistimos cotidianamente a fios sendo cortados e queimados, arrombamentos, pessoas viciadas em drogas perambulando à noite pelo bairro, além de pedintes em frente aos restaurantes e padarias querendo algo para comer. Seremos um canal formal e organizado para dar voz ao cidadão”.

Com o estatuto formalizado (acesse-o em www.amecos.com.br), os seis diretores da Amecos, todos voluntários, vão começar a criar as comissões temáticas, grupos de trabalho com a participação da população, cujo objetivo é propor soluções para todos os problemas da Serra. “A primeira comissão será a de segurança, mas outros temas merecem nossa atenção como trânsito, pets, meio ambiente, saúde etc.”. A associação criou um formulário eletrônico para que as pessoas interessadas em participar da iniciativa possam manifestar suas aptidões e integrar os grupos ou apenas se associar. O link é abre.ai/formulario-amecos.

Outro ponto importante para a Amecos é a captação de recursos: “Precisamos do apoio das empresas que operam no bairro e dos condomínios. Brevemente vamos publicar em nosso site todos os detalhes. Neste momento preferimos não cobrar mensalidade dos moradores. Em contrapartida, vamos desenvolver produtos e serviços específicos com vantagens especiais para quem for nosso associado, seja pessoa física ou jurídica”.

Com a ajuda da comunidade, a Serra poderá se tornar um bairro melhor para morar. “Somos patrimônio de BH, o Parque das Mangabeiras é o pulmão da cidade. Precisamos trabalhar juntos, unindo nossos esforços individuais em prol da coletividade. Todos têm dentro de si um desejo humanitário, de doação ao próximo”. Roberto resume algumas características que considera essenciais para se tornar associado da Amecos: “Comprometimento, visão coletiva, habilidade de comunicação, organização, proatividade, resiliência, empatia, desprendimento, ética e transparência”.

A fim de se apresentar oficialmente à sociedade e angariar apoio para dar início aos trabalhos de fato, a Amecos vai organizar uma reunião aberta no próximo dia 30 de abril, quarta-feira, às 20h, na Casa Palma, localizada na Rua Monte Alegre, 225, em frente à Dona Cecília. Compareça ao encontro para debatermos acerca do que a Serra mais necessita. Participe da Amecos e opine sobre as decisões que afetam a sua vida! Dúvidas? Envie mensagem para o WhatsApp (31) 98761-7569.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *