Brincadeiras ajudam no desenvolvimento infantil
Correr, pular e arremessar são algumas das atividades que divertem a maioria das crianças e vão muito além do simples ato de brincar. “Ela erra, acerta, lida com as dificuldades, se reinventa. Enfim, é como a criança se expressa de maneira espontânea, vai se desenvolvendo e amadurecendo”, resume Lilian Costa, diretora pedagógica da Escola Infantil Visconde de Sabugosa, que atende alunos de 1 a 5 anos.
Adepta da teoria construtivista, Lilian defende que propor desafios de forma prazerosa mediante jogos e brincadeiras são os meios mais apropriados na educação infantil, pois ensinam lições válidas: “Não precisamos ser bons em tudo, cada um tem habilidades em determinadas áreas, é importante persistir para poder usufruir da alegria de conquistar, entre outras”.
As brincadeiras favorecem a aquisição de habilidades físicas, sociais, emocionais e cognitivas. Na Visconde, os pequenos trabalham a parte motora nas atividades com bola ou jogando amarelinha e queimada, por exemplo. Nas aulas de robótica, a criança é incentivada a pensar de forma criativa, eficiente e prática a fim de resolver os problemas do dia a dia, trabalhando em equipe. O xadrez é utilizado para estimular o pensamento estratégico, raciocínio e concentração. Já as aulas de yoga têm o intuito de incutir mais foco na criança, normalmente muito acelerada em razão de várias aulas e tarefas. O professor propõe atividades com a finalidade de atingir objetivos específicos. “As crianças nem percebem que estão sendo estimuladas. O resultado dessas ações surpreende, afinal, tudo acontece de forma natural e divertida”.
Por causa das turmas reduzidas, os profissionais da Visconde observam mais atentamente cada aluno em diferentes situações, algo nem sempre possível aos pais: “Vemos como a criança interage com os colegas, explora o ambiente e se arrisca. Ao percebermos algum déficit nos marcos de desenvolvimento, intervimos para auxiliá-la a vencer os obstáculos. Em alguns casos, chamamos a família para reforçar essa conduta de parceria em prol de seus filhos, nossos alunos”.
Lilian reconhece o papel da escola infantil no desenvolvimento da criança, mas reforça que os pais também precisam entrar na brincadeira: “É importante a criança saber se divertir sozinha, mas os jogos em família reforçam os laços afetivos. Isso permite que os pais conheçam melhor seus filhos e entendam suas facilidades e dificuldades, intervindo quando necessário”.
A educadora avisa que não é preciso brinquedos caros ou extravagantes nem muito espaço: “Brincar na cabaninha feita com lençol ou até debaixo da mesa, com jogos de tabuleiro, lego, toquinhos ou num parque ajuda no desenvolvimento emocional de todos”. E não cabe a desculpa da falta de tempo: “Uma vez que são pais, os filhos são a prioridade em detrimento de ficar no celular, fazer um esporte ou sair com os amigos. Somos adeptos da qualidade do brincar, não da quantidade. A escola é parceira das famílias, mas nunca substituirá a troca afetiva que a criança terá se divertindo com seus pais”. Hora de brincar, portanto! Marque uma visita para conhecer de perto o trabalho da Escola Visconde de Sabugosa!
CONHEÇA A ESCOLA VISCONDE DE SABUGOSA!
Endereço: Rua Paul Bouthilier, 210, Mangabeiras
Telefones: 3281-1015 e 98447-0883
Site: www.viscondedesabugosa.com.br
Instagram: @viscondedesabugosabh