Bruxismo: o tratamento evita problemas graves
Você já acordou sentindo dores na face, na região próxima dos ouvidos ou de cabeça? Durante as refeições, notou um estalo ao abrir e fechar a boca? Fique atento, pois esses sintomas podem indicar que você tem bruxismo. “É um transtorno no qual a pessoa range os dentes, geralmente enquanto está dormindo. Pode ocorrer também durante o dia, quando há apertamento deles ou tensionamento dos músculos da face, mesmo sem promover contato entre os dentes. É algo involuntário, sem que o paciente queira”, explica Dr. Raul Salomão, dentista e proprietário da ReDeORtO, que fica na Av. Afonso Pena, 3.361, perto do SuperNosso.
O profissional informa que as causas do bruxismo ainda não são totalmente conhecidas, mas fatores hereditários e genéticos podem provocar o distúrbio. “O estilo de vida acelerado traz ansiedade e estresse, o que atrapalha a qualidade do sono, gerando falta de concentração nas atividades diárias. Pessoas com refluxo, que roncam e/ou babam no travesseiro também são mais propensas a desenvolver bruxismo”. Dr. Raul Salomão avalia que pacientes com Parkinson ou outras doenças neurológicas com distúrbios de movimento também podem ranger ou apertar os dentes.
O cirurgião-dentista faz um alerta aos pais para observar as crianças, pois o bruxismo é mais recorrente na infância, apesar de estar presente em todas as faixas etárias: “Fique atento ao padrão respiratório do seu filho à noite, pois há evidências de que o problema pode ocorrer por causa da respiração pela boca e/ou infecções no nariz, laringe ou faringe”. No caso dos adultos, é muito comum o parceiro reclamar dos ruídos do paciente durante a noite, altos o suficiente para serem escutados. “É um sinal importante para procurar o dentista a fim de interromper as causas, evitando as complicações”.
Se não for tratado, o bruxismo, que desgasta os dentes, pode causar trincas no esmalte dentário, sensibilidade nos músculos da mastigação e até fraturas em dentes, raízes, restaurações, próteses e implantes. “O paciente pode precisar fazer tratamento de canal nos dentes afetados ou na articulação de ossos da face como maxilar, mandíbula e têmporas”.
O bruxismo não tem uma cura, mas há como diminuir ou interromper os sintomas. “Ofereço os dispositivos interoclusais ou as placas miorrelaxantes, que evitam as complicações dentárias. Após uma avaliação, disponibilizo a mais indicada para cada caso”. Geralmente, o tratamento é feito com o suporte de outros profissionais como psicólogos, que podem ajudar a controlar ansiedade e estresse por meio de psicoterapia e/ou ansiolíticos, e fisioterapeutas, que buscam corrigir as disfunções temporomandibulares com terapia manual, exercícios respiratórios e reeducação da postura, por exemplo. O bruxismo não é um transtorno perigoso, mas Dr. Raul sugere ir ao dentista regularmente. “Nem sempre há sintomas aparentes, por essa razão você deve fazer um acompanhamento periódico, evitando o agravamento do quadro. Vale para todas as doenças, claro”.
A ReDeORtO atua em todas as áreas da odontologia como implantes, tratamento de canal e odontopediatria. Marque sua consulta com o Dr. Raul, que tem experiência de 15 anos, e mantenha a saúde bucal em dia. “Esperamos a sua visita!”.
FAÇA SEU TRATAMENTO DENTÁRIO NA REDEORTO!
Dr. Raul Salomão CROMG: 34575
Instagram: @redeortobhserra