Casa Pinheiro: seu ente querido bem cuidado
Muitas famílias têm idosos morando na casa dos filhos e convivendo com os netos. Entretanto, a rotina corrida dos familiares pode fazer com que o idoso se sinta ocioso, deixando-o triste e até deprimido. “É muito importante inserir o idoso na família e na sociedade para que ele se sinta útil no dia a dia. Faz bem para a saúde física e mental dele”, explica Ana Paula Reis, coordenadora administrativa da Casa Pinheiro.
No caso dos idosos que moram sozinhos, os familiares precisam ficar atentos a alguns sinais de que isso representa um risco: “O idoso está ficando esquecido, tem dificuldade para realizar atividades da vida diária ou teve alguma queda”. Ana Paula afirma que a saúde do idoso se traduz mais por sua autonomia e independência do que pela presença ou ausência de doenças.
Quando a funcionalidade do idoso está prejudicada e isso afeta sua segurança, uma boa opção é proporcionar a ele uma moradia assistida: “O idoso começa uma nova fase da vida, descobre outros interesses e faz atividades físicas e de lazer, algo que é mais difícil em casa, além de receber cuidados e apoio para atividades da vida diária e prática. Agir assim é uma forma de amor, sendo muito importante a manutenção dos laços familiares com as visitas regulares e a convivência com a família”, pontua Ana Paula.
Admissão
Inaugurada em 15 de março de 2019, a Casa Pinheiro é uma homenagem a Dr. Marcio Pinheiro, psicanalista e psiquiatra que morou no imóvel e foi incansável idealizador de projetos inovadores desde os anos 1970.
A Casa Pinheiro admite moradores a partir dos 60 anos: “Na avaliação de admissão é definido que tipo de atenção ele precisa e as atividades que está apto a exercer. Identificamos os riscos de fragilização da saúde do idoso para podermos prevenir e reduzir o impacto das condições clínicas na autonomia. Fazemos avaliações periódicas com o objetivo de organizar ações de educação, promoção da saúde e prevenção de doenças”.
A empresa oferece três tipos de acolhimento. No integral, a pessoa mora na residência assistida, com todo o apoio para atividades num ambiente com características familiares. O parcial é indicado para pessoas que necessitam de acompanhamento para cuidados e querem diversificar suas atividades no período diurno. Já o temporário abrange quem deseja ficar por curtas temporadas. Qualquer que seja o modelo escolhido, o morador tem à disposição enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, nutricionista, cuidadores 24h, educador físico, além de artistas plásticos e artesãos voluntários, entre outros.
O residente pode optar por dormitórios individuais ou coletivos, com seis refeições diárias. “Oferecemos atividades físicas e artísticas, jogos, música, artesanato e passeios externos. Fazemos também eventos com a participação dos familiares e amigos dos nossos residentes”. A Casa Pinheiro também tem palestras e cursos voltados para temas de interesse dos idosos com a equipe de saúde e profissionais convidados.