fbpx

CEPEP faz 60 anos com desafios na pandemia

60 anos de ajuda às crianças das famílias menos favorecidas da Serra. Esse é o legado que o CEPEP, instituição filantrópica que fica na Rua Dona Cecília, nº 340, vai comemorar na semana do dia 3 de agosto: “As famílias serão convidadas para um evento online com o tradicional parabéns e atividades integrativas”, explica o presidente José Eduardo Rubim de Moura, há 11 anos no cargo: “A comunidade reconhece o CEPEP como um espaço educativo que valoriza a criança e a respeita na sua integralidade. São várias as gerações beneficiadas com o nosso atendimento”.

Não é fácil para nenhuma entidade completar seis décadas, ainda mais em meio a uma pandemia, como frisa Orlando Pinto Rodrigues Junior, bisneto do Prof. Estevão Pinto (bit.ly/3xttz11) e atual tesoureiro: “O trabalho daqueles que nos antecederam foi honesto e eficiente. Agora a equipe do presidente José Eduardo e da gerente geral Cibele Tanajura terá de recuperar as crianças após um período recorde de paralisação. Houve um enorme erro de avaliação quanto ao retorno das creches, essa geração com certeza vai sofrer e nos cobrar por isso”, avalia.

A principal dificuldade do CEPEP na pandemia é a falta de eventos, o que ajudava a pagar as contas: “Mais de 55% das famílias que contribuíam com valor simbólico ficaram desempregadas e alguns parceiros escolheram outras instituições para ajudar”, explica a coordenadora pedagógica Rosângela do Nascimento Pinto.

Sem as aulas presenciais, o CEPEP precisou modificar a rotina: “Desde 2018 já vínhamos treinando os colaboradores na linguagem digital, então hoje temos 37 pessoas preparadas para produzir conteúdo nas redes sociais. Fazemos também videochamadas individuais e coletivas e algumas turmas interagem em grupos de WhatsApp. São mais de 140 materiais educativos digitais produzidos por mês, parte deles disponível para o público externo em nosso Facebook (bit.ly/3gDL2gk)”.

O CEPEP está seguindo todos os protocolos com as crianças e funcionários

Com o retorno gradual desde 11 de maio, das 143 crianças convocadas, uma média de 35 tem comparecido às aulas presenciais nas terças e quartas em horários parciais. “Cada criança tem seu material organizado em caixas e precisa lavar as mãos com água e sabão a cada hora. Todos os funcionários usam equipamentos de proteção e há distanciamento. O cuidado permanece inclusive nas duas refeições diárias, que são feitas dentro de sala”.

O CEPEP está com três vagas abertas para o Maternal III e 1º Período, crianças que completaram 3 anos até 31 de março de 2021. Mais informações no 97590-1001 (WhatsApp). Para as outras faixas etárias, o edital de vagas será lançado em meados de agosto/setembro no Facebook da instituição. Se você tiver notebooks com acesso à internet, webcam e/ou microfone, doe-os ao CEPEP, cujo telefone é 2526-9033.

Apesar dos percalços, a entidade permanece cultivando sonhos, inclusive os de Orlando Pinto Rodrigues Junior. 45 anos atrás, ele foi chamado pela avó, Dona Dulce, primeira presidente, para ajudar na regularização dos terrenos do CEPEP quando o Córrego da Serra foi canalizado. “Quero ver essas crianças criadas dentro do CEPEP assumirem a direção da instituição e levá-la adiante com amor e competência”. Que venham mais 60 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *