Colégio Método: vínculos com cada estudante
Escola acolhedora, humanizada, que respeita o aluno e busca compreender suas potencialidades e habilidades. É assim que Márcia Cristina Laurico, diretora pedagógica do Colégio Método, define o local em que trabalha. “Desde 2000 faço parte da escola, que atende alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio”.
Formada em pedagogia, ela decidiu fazer psicologia a fim de acolher individualmente cada estudante, levando em conta seus sonhos, medos e frustrações. “Precisava compreender o aluno em suas múltiplas dimensões e criar estratégias para superar as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Muitas vezes o professor não está preparado para isso, é onde gosto de atuar”, explica a diretora, que tem uma pós-graduação em neuropsicologia em andamento.
Márcia chega ao Colégio Método às 6h da manhã e sai por volta das 17h, período em que exerce várias funções. Uma delas é se fazer presente para escutar e conversar com os alunos. “Estamos atentos à saúde mental, quando há baixa autoestima ou dificuldade do estudante em acompanhar o ritmo da turma por se sentir menos capaz e, assim, excluído. Cada um aprende de forma e em ritmo distintos, não precisa se encaixar em padrões preestabelecidos. O aluno deve se sentir incluído, nas suas diferenças, aos grupos que integra. O nosso foco não se restringe ao conteúdo, o desenvolvimento socioemocional também é estimulado, pois isso acaba melhorando a aprendizagem. Oriento professores e coordenadores a refletirem sobre o papel da educação”.
A relação próxima de Márcia com os alunos também abrange as famílias: “Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares dos filhos, mais chance eles terão de obter sucesso. Como temos prontidão no atendimento, sem burocracia e demora, a família se sente confiante e respeitada. As turmas reduzidas me permitem conhecer cada um dos estudantes”.
O Colégio Método também oferece um Planejamento de Desenvolvimento Individual (PDI) aos alunos que estão fazendo reclassificação ou aceleração de estudos, com detalhamento do conteúdo a ser estudado, orientações e datas, sendo o aluno acompanhado de perto. Outro diferencial é o ensino remoto, que pode ser aplicado a estudantes com quadros de depressão ou ansiedade: “A pandemia tem causado adoecimento em um número muito grande e significativo de alunos a partir do retorno ao ensino presencial. Eles precisam ser olhados com empatia para além da questão cognitiva. O laudo do profissional de saúde nos deixa legalmente amparados para oferecer esse acolhimento”.
O Colégio Método está com as matrículas abertas para 2023: “Não é necessário passar por processo de avaliação de nota. O acolhimento para a matrícula é feito pelo psicólogo da escola ou por mim em uma entrevista inicial com o responsável e o aluno. Com essas informações, é desenvolvido um planejamento específico para cada estudante”. Portanto, se você está procurando uma escola para seus filhos, faça uma visita ao Colégio Método!
VISITE O COLÉGIO MÉTODO!
Endereço: Rua Manoel Gomes Pereira, 91
Telefones: 3221.8003 e 99739.9160
Instagram: @metodo_plus