Colégio Método: zelo à saúde mental dos alunos
A escola transparece a vida em sociedade, com seus rigores e suavidades, alegrias e tristezas. No caso dos pré-adolescentes e adolescentes, a soma de desafios emocionais e acadêmicos pode causar ansiedade, depressão e baixa autoestima. “O estudante acaba optando por se isolar no quarto e/ou em sala de aula, sendo mais tímido e medroso. Em alguns casos, fica até mais agressivo”, exemplifica Márcia Cristina Laurico, diretora pedagógica do Colégio Método, que atende alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e ensino médio.
Para ela, a saúde mental dos estudantes é uma preocupação da coletividade. “Trabalhamos com turmas reduzidas, o que nos proporciona um olhar bem de perto sobre cada aluno e um ambiente acolhedor e inclusivo. A saúde mental é um cuidado que o Colégio Método sempre teve”. Em razão disso, a atenção aos sinais de dificuldades é redobrada: “O aluno geralmente passa a ter desinteresse pelas atividades em sala, não faz o dever de casa e fica desconcentrado, o que resulta em queda no desempenho e risco de evasão escolar”.
Márcia avalia que os problemas citados podem ser gerados ou agravados pela própria escola: “O excesso na cobrança de conteúdos para se obter bons resultados em provas ou no vestibular afeta negativamente o aluno e tem sido um problema cada vez mais frequente. No Colégio Método isso não acontece, o estudante é exigido na medida necessária para o seu próprio crescimento”. Um exemplo é durante as provas, que o aluno pode fazer em uma sala de apoio sozinho com o psicólogo da escola ou outro profissional da educação, além de ter mais tempo disponível. Outro ponto importante é a ênfase às aulas de educação física, pois a liberação de endorfina diminui bastante a ansiedade, aliviando estresses e tensões.
O Colégio Método também estimula os pais a ter uma relação respeitosa e amigável com seus filhos: “Converse e ouça-os, façam atividades prazerosas, isso lhes dará segurança para verbalizar e expressar os sentimentos. Muitas vezes o jovem não fala sobre o que está vivenciando por medo ou vergonha”. A escola mantém um diálogo sempre aberto e, como monitora o comportamento de cada aluno, avisa de imediato a família para relatar algum problema.
Segundo Márcia, a troca de colégio é uma questão delicada em qualquer fase da vida escolar. Todos os estudantes admitidos no Colégio Método passam por entrevista com o psicólogo da escola. “Buscamos conhecer o novo aluno, como ele se relaciona, se tem empatia e sabe se colocar no lugar do outro e criar laços afetivos, bem como as suas características comportamentais. Assim, podemos promover seu desenvolvimento com estratégias individualizadas”. Se o aluno estiver sendo acompanhado por profissionais de saúde, o Colégio Método age em conjunto para ajudá-lo na rotina escolar. “Preparar o estudante para enfrentar crises de ansiedade é fundamental, ele precisa saber se portar na sociedade de maneira assertiva”. Visite o Colégio Método, localizado na Rua Manoel Gomes Pereira, 91, bem perto da Igreja São João Evangelista, na Serra!
MATRICULE-SE NO COLÉGIO MÉTODO!
Endereço: Rua Manoel Gomes Pereira, 91
Telefones: 3221.8003 e 99739.9160
Instagram: @metodo_plus