fbpx

Crianças devem ajudar nas tarefas de casa

Trabalho, deslocamentos, estudo, compras da semana, atividades física e lúdica etc. A lista de tarefas que temos nos dias de hoje é extensa e cada vez maior, mas falta tempo para realizar todas elas.  Nem sempre é possível fazer as refeições do dia com todos da família presentes à mesa ou até brincar com os filhos.

Após um longo dia de trabalho ou na sala de aula, muitos pais se veem diante de uma porção de coisas por fazer em casa. E lá se vão mais algumas horas lavando e guardando a louça, arrumando o armário, limpando a casa, entre outras atividades nem sempre prazerosas. Os pais que têm a possibilidade da ajuda de empregados se safam de alguma coisa, mas sempre há algo para fazer dentro de casa, não é mesmo?

Saiba que as crianças podem ajudar muito nessa rotina. De acordo com a psicóloga Sônia Eustáquia, “a família é o primeiro lugar social, mas vemos muitos problemas das pessoas em compartilhar as coisas com os outros, até mesmo no sinal de trânsito”, ressalta. Sônia destaca que às vezes até “a educação em casa foi boa, mas centrada na criança e não nas ações coletivas”.

Por esta razão, a psicóloga afirma que ajudar nas tarefas domésticas é importante para o desenvolvimento da criança, pois ela tem condição de expressar a virtude de estar contribuindo com o outro, produzindo alguma coisa: “Ajudar a arrumar a casa, lavar um banheiro coletivo ou as vasilhas dos familiares é mais importante, para mim, do que arrumar a própria cama ou o armário. Quando faço para o outro, estou alimentando isso nele também”, explica.

A pediatra Maria Thereza Valadares completa: “Envolver os filhos nos cuidados domésticos melhora a dinâmica familiar como um todo, reduzindo o stress muitas vezes presente nas pequenas coisas, como uma roupa fora do cesto ou os brinquedos espalhados”. Segundo ela, “o importante é que a criança entenda que, por meio da participação dela, a família irá funcionar com maior harmonia e que ela tem papel significativo nesse processo”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *