Dança sênior: conheça as vantagens de praticar
Tem ficado muito tempo em casa? Sente dificuldade de realizar tarefas diárias por se cansar rápido demais ou não possui muito ânimo para se movimentar? Bem, então você precisa conhecer a dança sênior, atividade física adaptada às capacidades dos idosos que utiliza música e dança: “Com seus movimentos simples, ela ativa o sistema cardiovascular, corrige posturas, fortalece os músculos e melhora o equilíbrio. Com isso, o idoso que a pratica previne problemas de saúde e resgata a autonomia nas ocupações diárias, garantindo mais qualidade de vida”, explica Sandra Regina Pereira, dirigente de dança sênior que conheceu a modalidade em 1998.
Fundada em 1974, na Alemanha, e trazida ao Brasil em 1978, a dança sênior utiliza coreografias de baixo impacto, não exigindo esforço físico intenso: “São movimentos bastante comuns na rotina, como caminhar e levantar os braços. Há, ainda, coreografias sentadas, e vou alternando-as durante a aula para ninguém se cansar demais caso existam integrantes que não possam permanecer muito tempo em pé”. A dança sênior estimula e ao mesmo tempo respeita as possibilidades e limitações de cada um dos seus praticantes, atendendo, assim, todas as pessoas. Sandra pontua que o importante é se exercitar: “Desse modo, aos poucos você vai superando os seus limites”.
Marly Fins, 87 anos, é uma das participantes do grupo: “Fiquei conhecendo a dança sênior 14 anos atrás, na época do Padre Natanael, pois moro perto da igreja. Eu compareci a uma aula, gostei e desde então já fiz muitas amizades”, conta. Apesar de nunca ter tido dificuldade nos movimentos e ser muito ativa, ela reconhece que as coreografias ajudam na manutenção da mobilidade: “O segredo é nunca parar. Em minha visão, o maior benefício é poder conviver com outras pessoas, mentalmente é muito bom. Acho que todo mundo deve praticar dança sênior, mesmo quem tem alguma dificuldade, pois é uma atividade física tranquila e agradável, você vai adorar!”.
As coreografias, baseadas em danças folclóricas e de salão de variados países, podem ser feitas em roda ou outras formações: “É uma dança coletiva que todos realizam, mesmo com pequenas variações. Em alguns momentos é possível organizar as duplas, existe essa liberdade”, explica Sandra. Para mais detalhes, envie uma mensagem ou ligue para 99247-4602 (falar com Sandra). “Estamos localizados no salão paroquial da Igreja São João Evangelista, com entrada principal pela Rua do Ouro, 1050, toda segunda-feira, às 14h30. O valor da mensalidade fica em R$ 40, sendo uma aula por semana”.
O grupo da Serra deseja receber pessoas de qualquer idade, principalmente idosas. “Muitas vezes, o próprio médico sugere que o participante se exercite. Além disso, as aulas resgatam memórias afetivas e promovem integração social, companheirismo e uma sensação de bem-estar. Você fica conhecendo gente nova e aprende coisas diferentes”. Portanto, vivencie os benefícios da dança sênior, faça uma aula experimental gratuita!
PRATIQUE DANÇA SÊNIOR NA SERRA!
Local: Igreja São João Evangelista (Rua do Ouro, 1050)
Dia e horário: segundas-feiras, 14h30
Telefone: 99247-4602 (falar com Sandra)