Denuncie a poda drástica em nosso bairro
Nós acreditamos que o cidadão pode contribuir com a cidade de várias formas. Por esta razão, procuramos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de saber o que as pessoas podem fazer para cuidar das árvores na porta de casa, em via pública.
Questionamos a autarquia sobre a possibilidade de os moradores realizarem algumas ações como jogar remédios contra formigas e cupins, molhar ou colocar terra, aparar a grama e até plantar flores em volta da árvore. Entretanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que “a manutenção e o manejo do arbóreo da cidade são de responsabilidade da prefeitura. Qualquer intervenção deve ser precedida de vistoria e autorização”.
Ainda assim, você pode fazer alguma coisa pelas árvores da Serra. A poda de árvores em terreno particular não requer autorização da prefeitura, mas está proibida a poda drástica que, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, significa “eliminação total das ramificações, poda somente em um lado da copa, ocasionando desequilíbrio no desenvolvimento estrutural da árvore e/ou poda da parte superior da copa”.
A prática de poda drástica, corte de galhos ou raízes sem autorização, descascamento (anelamento), envenenamento, entre outros danos, infringe o artigo 49 da Lei Federal n° 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e pode ser denunciada pela internet.
O cidadão deve acessar o Sacweb (digite sacweb solicitação pbh no Google), clicar no primeiro item que aparecer, escolher o grupo de serviços “Meio Ambiente”, dar ok, clicar em “Fiscalização – Danos à flora – vistoria” e seguir os passos.
O jornal PLANETA SERRA se coloca à disposição para repassar denúncias à autarquia.