Doar sangue, uma atitude de nobreza
Em 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data de suma importância. Com certeza você conhece alguém que precisou de doação, ou você mesmo já passou por essa necessidade.
Obviamente, a Fundação Hemominas não deixará essa data passar em branco, como frisa Viviane Guerra, gerente de Captação e Cadastro da entidade: “Todos os anos nós fazemos, durante essa semana, atividades artísticas e culturais e oferecemos um lanche especial em todas as 20 unidades da Hemominas em Minas Gerais”.
O objetivo é conscientizar as pessoas, o que vem dando certo: “Recebemos cada vez mais dúvidas acerca dos requisitos para doar sangue”, destaca Viviane. Entretanto, ainda é preciso melhorar, já que são 14 mil candidatos por mês em Minas Gerais, com 11 mil fazendo a doação.
Isso piora nos períodos de férias e feriados prolongados, quando a Hemominas tem dificuldade em manter o estoque: “Aferimos a quantidade diariamente, mas mantemos uma margem de segurança de cinco dias, o tempo que conseguimos manter o estoque em caso de uma catástrofe que impeça a ida dos doadores até uma unidade”.
Hoje, a principal necessidade é de sangue O negativo: “Além de raro, ele é usado nas emergências dos hospitais – são os doadores universais -, pois nem sempre dá tempo de fazer a prova cruzada em razão da gravidade do caso”, explica a gerente. Ela acrescenta que o O positivo tem queda razoável, mas os outros positivos estão em nível adequado.
Para evitar a falta de estoque, a Hemominas liga para as pessoas cadastradas, convidando-as a doar: “A cada doação, as pessoas são cadastradas, até para a Hemominas ter os dados atualizados”.
No entanto, algumas pessoas ainda têm em mente alguns mitos: “Doar não engorda nem emagrece, também não engrossa o sangue”, lembra Viviane, que ressalta: “É um gesto nobre, tem o valor da vida”.
Doação individual: ligar para o 155 e teclar opção 8, ou preencher um formulário no site da Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br), ou baixar o aplicativo MG APP, lançado há dois meses. Acesse o menu, clique na opção Agendamento de Serviços, pressione Agendar Serviços e procure por Doação de Sangue.
Caravana: um grupo de pessoas aluga uma van e agenda no Setor de Captação da Hemominas mais próximo uma data para que todos possam doar, exceto o motorista.
Empresas: a Hemominas leva um pedacinho da unidade até o seu local, que precisa ter sala para receber os doadores e fazer o cadastro, salas que tenham privacidade para realizar a triagem clínica dos doadores, triagem hematológica e salas para lanche e coleta.
Unidades em BH: Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia – Tel: 3768-4500 | Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505 (Hospital Júlia Kubitschek), Araguaia – Tel: 3390-8013.
Você pode doar sangue? Saiba em www.brasil.gov.br (na busca, digite “requisitos doação de sangue”)