Educação positiva: o que significa e qual é o seu valor?
Os desafios do mundo atualmente são grandes para nós, adultos, que dirá para as crianças. São muitas as competências exigidas, tanto em termos cognitivos como nos relacionamentos e emoções. “Nós acreditamos que uma boa estrutura socioemocional, com relações mais saudáveis, autoconhecimento e autoestima elevados, resulta num desenvolvimento mais eficaz”, defende Lilian Costa, diretora pedagógica da Escola Infantil Visconde de Sabugosa, que fica na Rua Paul Bouthilier, 210, perto da Praça da Bandeira, e recebe alunos de 1 a 6 anos.
Porém, como transformar essa estrutura teórica em ideias práticas que efetivamente vão fazer as crianças evoluírem de forma integral? “Isso ocorre a partir das vivências diárias, um ótimo recurso didático por serem reais, latentes na memória dos pequenos e demandarem empenho para encontrar soluções. Na escola, um grande laboratório de formar pessoas, os adultos intervêm constantemente, aproveitando os acontecimentos diários para estimular a criança a refletir e construir o próprio conhecimento”.
Segundo Lilian, ela precisa aprender a assumir erros, se frustrar e conviver com a negativa. Assim, num ambiente de muita escuta e respeito mútuo, a criança consegue expressar os seus sentimentos, ideias, entende como administrar os conflitos e se torna mais confiante, segura e bem resolvida emocionalmente. “Esses aprendizados são de grande valia para que, na fase adulta, ela lide melhor com as adversidades da modernidade, tendo menos chance de desenvolver estresse, depressão e ansiedade, males tão comuns atualmente”.
A Visconde já trabalhava nessa postura, mas em educação nunca se pode deixar de lado a capacitação constante. Por isso, Lilian investiu nela e em sua equipe ao contratar um curso de formação de 9 meses de duração, garantindo à Visconde de Sabugosa o selo de Escola de Educação Socioemocional Positiva. “Eu queria que estivéssemos seguros para conduzir os alunos de forma positiva e não permissiva, o que muitos confundem. Afinal, a negativa faz parte do processo de evolução. O curso trouxe mais embasamento ao que já fazíamos no dia a dia”.
Lilian reconhece a alegria de estar à frente de uma das poucas escolas infantis de BH a terem o selo, mas sabe que a sua responsabilidade aumentou: “Estamos mais atentos, revendo algumas condutas e estudando constantemente a fim de ampliar conhecimentos. A nossa meta continua sendo o desenvolvimento integral do aluno, estimulando cada tipo de inteligência, desde a lógico-matemática até a linguística, musical, intra e interpessoal etc.”.
Ao apresentar a proposta pedagógica da escola aos pais, a educadora enfatiza os pilares da educação positiva, o que inclui a comunicação não violenta de forma firme e amorosa ao mesmo tempo, convidando a família a ter igual postura: “Escute ativamente seus filhos com respeito, valide seus sentimentos e os encoraje a falar sobre eles. Em alguns momentos é preciso dizer não à criança, desde que de maneira empática e respeitosa”. Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho da Visconde, faça uma visita e aproveite que a escola está com as matrículas de 2025 abertas! Avise que leu este texto e ganhe um brinde. Proporcione uma educação de qualidade aos seus filhos!
CONHEÇA A ESCOLA VISCONDE DE SABUGOSA!
Endereço: Rua Paul Bouthilier, 210, Mangabeiras
Telefones: 3281-1015 e 98447-0883
Instagram: @viscondedesabugosabh