Empresas da Serra estão otimistas com o Natal
Não há dúvida de que os comerciantes enxergam no Natal a maior oportunidade de alcançar bom volume de vendas. E a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) captou esse otimismo ao realizar uma pesquisa com 300 empresários entre 15 de outubro e 9 de novembro deste ano.
Segundo a entidade, a expectativa é que R$ 3,3 bilhões sejam injetados no comércio de Belo Horizonte por causa do Natal, um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, porém inferior ao de 2017. Claro, a lenta recuperação da economia é a justificativa.
Entretanto, isso não tirou totalmente a boa expectativa dos empresários. 53,6% dos entrevistados acreditam que as vendas irão aumentar em 2018, enquanto apenas 12,9% esperam uma queda – 33,5% dos ouvidos pela CDL/BH creem que o volume de vendas será igual ao de 2017.
A gerente da I Wanna Sleep, Fernanda Possas, está na turma otimista: “A expectativa para o Natal é de crescimento das vendas em relação ao mesmo período de 2017. Já até reforçamos o estoque visando à data. O ano de 2018 tem sido muito bom para a loja, mesmo com a crise econômica”, afirma.
Apesar da expectativa positiva, apenas 30,6% dos empresários pretendem aumentar o volume de estoque em comparação com 2017, ao passo que 29,6% vão reduzi-lo. Isso se justifica pela expectativa das empresas acerca do valor a ser gasto pelos consumidores belo-horizontinos: 62% dos entrevistados creem que os presentes custarão entre R$ 50 e R$ 150, com um tíquete médio de R$ 118,74. É uma queda de 15,1% em relação a 2017, quando o tíquete médio foi de R$ 139,83. Para 57,5% dos empresários entrevistados pela CDL/BH, os consumidores vão comprar apenas um presente, enquanto 34,9% creem em dois itens. Apenas 1,9% acredita que as aquisições ficarão entre cinco e dez presentes.
O vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, dá uma dica importante aos empresários: “Uma das formas de atrair mais clientes é melhorar o momento da compra, oferecendo conforto, comodidade e produtos diferenciados para que ele tenha prazer em comprar. Cada vez mais as pessoas estão buscando um diferencial para decidir onde irão consumir” explica.
É exatamente o que faz Sandra Azevedo, proprietária da Vila 211, que também espera que o Natal seja a confirmação de um 2018 melhor que o ano passado: “A gente trabalha com coisas diferentes com o intuito de atender as pessoas no que elas procuram, que são presentes menores, tipo lembrancinha”.
Ela explica que reforça o estoque o tempo inteiro durante o ano, pois “tenho o compromisso de sempre estar trazendo novidades aos clientes. Apostamos muito no acolhimento do cliente, em ajudá-lo naquilo que ele está precisando. É um atendimento personalizado”.
O PLANETA SERRA deseja que o Natal seja de muitas vendas para os empresários da Serra. E que os consumidores deem preferência aos estabelecimentos do bairro, pois isso significa movimentar a nossa economia, trazendo desenvolvimento para a região!